DAAE amplia tarifa social em Araraquara

12/12/2025
Tarifa Social reduz custos de água e esgoto e facilita adesão via aplicativo, reforçando o direito ao saneamento para moradores em situação de vulnerabilidade.

Com o intuito de garantir o direito ao saneamento básico para famílias em situação de vulnerabilidade social, o DAAE Araraquara implementou a Tarifa Social, um mecanismo de desconto voltado a usuários de baixa renda, pessoas com deficiência ou idosos que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A Tarifa Social concede redução no valor das contas de água, esgoto e resíduos sólidos aos beneficiários que se enquadram nos critérios de elegibilidade — entre eles, a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. Para aderir ao benefício, o usuário deve apresentar documentos como RG, CPF, comprovante de inscrição no CadÚnico (Folha Resumo atualizada), e contrato de locação ou de compra/venda do imóvel, caso não seja proprietário.

Desde novembro de 2024, o processo de solicitação também pode ser feito por meio do aplicativo oficial do DAAE, sistema que simplifica o acesso ao benefício e facilita sua renovação — válida por um ano. Segundo a autarquia, a concessão do desconto é automática sempre que há compatibilidade entre os dados do CadÚnico e os registros internos de usuários. Caso a família esteja inscrita, mas não receba o desconto, o órgão recomenda procurar um posto de atendimento para regularização.

Em um contexto de reajustes gerais nas tarifas — como a recente atualização de 2,82% nas contas de água e esgoto para os demais usuários da cidade. A Tarifa Social representa uma importante política de mitigação dos impactos sobre as famílias mais vulneráveis, assegurando que o acesso à água potável e aos serviços de saneamento não seja comprometido pela instabilidade econômica.

Para o DAAE, a medida não apenas beneficia diretamente os beneficiários, mas também contribui para reduzir a inadimplência e garantir maior equidade no acesso ao serviço essencial de abastecimento.