Investimentos de R$ 103 milhões em saneamento

24/01/2022
Estão entre as obras as ampliações do Sistema Insular, do Sistema Ingleses-Santinho e do Sistema Saco Grande/João Paulo.

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) está investindo R$ 103,7 milhões na expansão do saneamento básico em diferentes regiões de Florianópolis. Estão entre as obras as ampliações do Sistema Insular (que atende a região central e vai beneficiar também a Bacia do Itacorubi), do Sistema Ingleses-Santinho e do Sistema Saco Grande/João Paulo.

A Estação de Tratamento de Esgoto João Paulo/Saco Grande será ampliada e permitirá a coleta e o tratamento para imóveis dos bairros João Paulo, Monte Verde, Saco Grande, Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui (estes três últimos já com rede coletora implantada, aguardando a unidade de depuração para que entrem em operação).

A região atualmente enfrenta problemas causados pela ausência de um sistema de tratamento adequado, que compromete a qualidade dos rios e da balneabilidade da baía norte, além de colocar em risco o Manguezal do Saco Grande, fragmento do ecossistema que integra a Estação Ecológica de Carijós, unidade protegida pela importância de sua biodiversidade. A área abriga mais de 500 espécies da fauna e da flora, e é um importante local para reprodução de espécies marinhas e para o refúgio de aves migratórias. “São investimentos fundamentais para a cidade, para conservação do ambiente e para a qualidade de vida em Florianópolis”, destaca o gerente de construção da Casan, gerente Felipe Leite.