Água tratada para população carente

07/02/2022
Intervenção beneficiará cerca de 1.700 famílias que atualmente não contam com estrutura regular para fornecimento de água.

A Água de Manaus investirá mais de R$ 105,6 milhões até 2023 para implantar 12 mil metros de tubulações regulares de água tratada na comunidade João Paulo IV Etapa, no Jorge Teixeira (zona Leste), em Manaus (AM). A intervenção beneficiará cerca de 1.700 famílias que atualmente não contam com estrutura regular para fornecimento de água. O novo sistema hidráulico deve entrar em operação no primeiro semestre de 2022, transformando a realidade de quem mora no local. 

Além das ligações individuais de água, os moradores do João Paulo IV serão cadastrados na Tarifa Social Manauara, benefício que garante 50% de desconto no valor das faturas. As novas redes de água tratada do João Paulo IV integram as melhorias promovidas pelo programa “+ Águas”, que desde o ano passado, tem modernizado o sistema de abastecimento de água da cidade. 

Os recursos serão utilizados na expansão e modernização do sistema de abastecimento da cidade, além de outras 30 áreas da cidade, entre conjuntos e novos bairros, que receberão as obras de criação de infraestrutura de água. Esse trabalho envolve a implantação de mais de 260 km de novas redes de água tratada. “Os investimentos do ‘+ Águas’ chegam para acompanhar o crescimento vegetativo de Manaus, que é uma cidade que ainda se expande em um ritmo muito acelerado. Regularizar o abastecimento de locais como a comunidade João Paulo trazem melhorias para a cidade como um todo. A água tratada traz saúde, dignidade, qualidade de vida e uma série de benefícios para estas pessoas. E ao investirmos em melhorias, também estamos modernizando o sistema de água de Manaus, reduzindo perdas e trazendo mais eficiência. Todos ganham com esse investimento”, disse Thiago Terada, diretor-presidente da Águas de Manaus. 

O trabalho de regularização do abastecimento promovido pela Águas de Manaus por meio de ações como o programa “+ Águas”, aliado à tecnologia e a eficiência operacional, tem reduzido o índice de perdas e de desperdício de água tratada em Manaus. Outra melhoria implantada pela empresa é levar água tratada até comunidades vulneráveis. Mais de 120 km de tubulações de água tratada já foram implantadas pela empresa em áreas como becos, palafitas e rip-rap, beneficiando uma população aproximada de 125 mil moradores nos últimos três anos e meio. Em algumas dessas comunidades, os moradores passaram décadas utilizando água de fontes poluídas, como cacimbas, igarapés ou ligações irregulares.

Tags