Acciona assume serviços em oito municípios capixabas

08/10/2025
O objetivo do governo capixaba é ampliar o acesso da população aos serviços de esgoto sanitário nos municípios incluídos no projeto até atingir 90% em 2033.

A Acciona assumiu contrato para serviços de saneamento urbano oito municípios no estado do Espírito Santo. Concedido pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN), o projeto prevê o tratamento de águas residuais e a prestação de serviços de apoio à gestão comercial nos municípios para atender uma população conjunta total de 250.000 pessoas, com investimentos previstos de R$ 540 milhões (85 milhões de euros) ao longo dos 23 anos de contrato.

O contrato firmado é uma parceria público-privada (PPP) de construção, operação e manutenção na modalidade de concessão administrativa e está alinhado com a taxonomia europeia para contribuir para a transição para uma economia com baixas emissões de carbono. O objetivo do governo capixaba é ampliar o acesso da população aos serviços de esgoto sanitário nos municípios incluídos no projeto até atingir 90% em 2033. A empresaconstruirá quatro estações de tratamento de águas residuais, 65 estações elevatórias de águas residuais ou de bombeamento e 320 km de redes coletoras.

No Brasil, a Acciona está presente há mais de 25 anos com diversos empreendimentos, como o Terminal 2 do Porto do Açu, no Estado do Rio de Janeiro, e a transformação da histórica estação de trem Júlio Prestes em São Paulo, um espaço de concertos de categoria mundial. Na área de infraestrutura, o principal projeto é a construção da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, com um investimento superior a R$ 19 bilhões. A linha conectará a Brasilândia, no norte da capital paulista, à estação de São Joaquim, no centro da cidade. Como resultado, o tempo de viagem nesta rota, que hoje leva cerca de uma hora e meia de ônibus, será reduzido para apenas 23 minutos.
A companhia tem sistema de saneamento, incluindo redes, coletores, bombeamentos e a ETE da bacia do Alcântara, em São Gonçalo, segunda cidade mais populosa do estado do Rio de Janeiro; o projeto, construção e assistência na operação do sistema de tratamento de águas residuais de Santa Cruz do Capibaribe, na região de Pernambuco (no nordeste do país). Além disso, a empresa implantou, operou e manteve o sistema de cogeração de energia da estação de tratamento de esgoto de Arrudas, em Minas Gerais. Em janeiro passado, a Acciona foi adjudicada pela Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) com o contrato de concessão dos serviços de esgoto sanitário em 48 municípios das microrregiões Oeste e Centro-Leste do estado do Paraná, garantindo melhorias de saúde e qualidade de vida a uma população total de 252.000 pessoas até 2033.