Três novos parceiros se unem à coalizão pelo progresso social na Amazônia
A Belterra Agroflorestas, Mitsui & Co. e Fundação Mitsui formaram parceria para se juntar ao programa Corredor durante a Semana do Clima de Nova York 2025. “Parcerias transformam ambições em impacto. Estamos entusiasmados em receber três novos parceiros nesta colaboração, aprimorando nossa capacidade de criar oportunidades e um futuro positivo para pessoas e comunidades ao longo do corredor Paragominas-Barcarena”, afirma Eivind Kallevik, Presidente e CEO da Hydro.
O programa Corredor lançado em 2024 durante a Semana do Clima de Nova York 2024 é uma parceria multissetorial pioneira liderada pela Hydro, Mercedes-Benz e ONGs renomadas da região amazônica: IPAM, CEA e Imazon. O programa tem como meta melhorar as condições ambientais e sociais do território de Paragominas a Barcarena, no estado do Pará, e abrange uma área equivalente ao território da Suíça ou do estado do Rio de Janeiro em sete municípios, alcançando 650 mil cidadãos e 4,7 milhões de hectares de área, incluindo 2 milhões de hectares de floresta tropical de alta biodiversidade. “A adesão ao Programa Corredor reflete o compromisso de longa data da Mitsui com o desenvolvimento sustentável e o crescimento inclusivo. Reconhecemos que um impacto duradouro requer colaboração inclusiva e soluções locais. Por meio desta parceria, pretendemos apoiar a criação de cadeias de valor resilientes e promover o progresso socioeconômico, ao mesmo tempo em que salvaguardamos a biodiversidade e o patrimônio cultural únicos da região”, afirma Akinobu Hashimoto, Gerente Geral da Divisão de Novos Metais e Alumínio da Mitsui & Co., Ltd.
Os projetos do programa Corredor são elaborados em conjunto com as comunidades locais, capacitando-as a identificar e priorizar iniciativas que beneficiem diretamente suas regiões e territórios. O programa demonstra como a indústria pode apoiar ecossistemas e comunidades locais por meio de educação, projetos de geração de renda, restauração da biodiversidade e defesa dos direitos humanos. Este programa é uma iniciativa transformadora, alicerçada nos princípios da bioeconomia e da equidade social. Concebido para apoiar o progresso social dos povos tradicionais da Amazônia, incluindo comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas, o programa concentra-se no fortalecimento das capacidades locais, promovendo meios de subsistência sustentáveis.
O programa Corredor baseia-se em investimentos implementados pela Hydro e outros parceiros para aumentar a capacidade local de desenvolver uma economia baseada na natureza, liderados tecnicamente pelo Imazon, IPAM e Centro de Empreendedorismo da Amazônia. O objetivo do programa é atrair novos investimentos para aumentar o impacto positivo. O grupo fundador do programa Corredor inclui a Hydro & Hydro Fund, financiadora inicial e desenvolvedora do programa, Mercedes-Benz, Primeiro coinvestidor, conectando a descarbonização ao desenvolvimento local, Centro de Empreendedorismo da Amazônia, que implementou o Índice de Progresso Social (IPS) e diagnóstico comunitário, o Imazon que realiza a inteligência ambiental e monitoramento do uso do solo, IPAM, responsável pelo diagnóstico econômico e planejamento territorial climático inteligente, BCG, que desenvolve estratégia, design de governança e roteiro de captação de recursos. Os três novos parceiros adicionais trazem capacidades únicas para o programa Corredor: Belterra Agrofloresta tem Expertise em agricultura regenerativa e cadeias de valor da bioeconomia, enquanto a Mitsui & Co. e Fundação Mitsui possuem alcance global, financiamento e investimento de impacto social.