Plug Power e GH2 Global vão oferecer soluções para manuseio de materiais

08/09/2025
A colaboração combina o portfólio comprovado de tecnologias de hidrogênio da Plug Power — incluindo as células a combustível GenDrive e sua infraestrutura de abastecimento — com o conhecimento de mercado da GH2.

A norte-americana especialista em soluções completas de hidrogênio Plug Power Inc. assinou com a brasileira GH2 Global, parceria estratégica para acelerar a adoção de tecnologias movidas a hidrogênio para manuseio de materiais em todo o Brasil. A colaboração combina o portfólio comprovado de tecnologias de hidrogênio da Plug Power — incluindo as células a combustível GenDrive e sua infraestrutura de abastecimento — com o conhecimento de mercado da GH2, sua experiência em desenvolvimento de projetos e sua capacidade de integração nos setores logístico (movimentação de materiais e centros de distribuição), industrial e de transporte pesado no Brasil.

A parceria vai oferecer soluções completas (turnkey) que substituem a propulsão por baterias de chumbo-ácido e outros combustíveis convencionais, como diesel, GNL e gás natural, por sistemas de células a combustível de hidrogênio de emissão zero. O resultado é a redução do tempo de inatividade operacional, aumento da produtividade das frotas, otimização do uso de espaços operacionais e avanço nas metas de descarbonização. “O Brasil está preparado para se tornar um líder global em energia renovável, e o hidrogênio verde é central para essa transformação”, diz Andy Marsh, CEO da Plug Power. “A parceria com a GH2 nos permite levar nossa tecnologia de hidrogênio já consolidada e nossas capacidades de produção para um mercado rico em recursos renováveis e demanda industrial”, complementa o executivo.

A matriz energética renovável do Brasil e sua ampla rede elétrica criam uma plataforma ideal para integrar o hidrogênio verde às operações de movimentação de materiais em escala. Ao aproveitar essa vantagem única, GH2 e Plug Power têm como objetivo acelerar a transição para uma logística movida a hidrogênio, além de estabelecer um modelo de referência para operações industriais sustentáveis no País. “A espinha dorsal renovável do Brasil faz dele um dos mercados mais competitivos do mundo para a adoção do hidrogênio”, afirma Augusto Bias Daré Junior, diretor-geral da GH2. “Nossa parceria com a Plug nos permite combinar tecnologias de ponta em células a combustível e produção de hidrogênio com nossa capacidade local de execução de projetos, garantindo soluções logísticas de hidrogênio escaláveis e economicamente viáveis para armazéns, fábricas e redes de distribuição em todo o território nacional”, continua Daré.

Pelo acordo, a Plug Power fornecerá as células a combustível de hidrogênio juntamente com a infraestrutura associada, enquanto a GH2 será responsável pela integração dos projetos, processos de licenciamento e alinhamento com a rede renovável do Brasil. O foco inicial será em grandes polos logísticos e industriais, com expansão para outras regiões estratégicas do País. A parceria apoia o objetivo global da Plug Power de viabilizar o uso de 1.000 toneladas por dia de hidrogênio verde até 2028, ao mesmo tempo em que posiciona a GH2 para acelerar a adoção de soluções movidas a hidrogênio para manuseio de materiais nos setores de logística, manufatura e distribuição no Brasil.