Águas Cuiabá adota método de recomposição para estação chuvosa

15/01/2026
A técnica consiste na aplicação de pavimento “frio” provisório e já está sendo aplicada em trechos da região central da capital e vias de grande fluxo nesta nova temporada de chuvas.

Concessionária da Iguá Saneamento, a Águas Cuiabá adotou um novo método de recomposição asfáltica nas atividades de manutenção em redes de água e esgoto. A técnica consiste na aplicação de pavimento “frio” provisório e já está sendo aplicada em trechos da região central da capital e vias de grande fluxo nesta nova temporada de chuvas. O material permite a liberação imediata da pista após a conclusão de reparos nas tubulações.

A solução inovadora protege o solo compactado após as atividades de reparo de redes de saneamento, o que previne a ocorrência de erosões com as chuvas, além de proporcionar mais segurança aos condutores de veículos que circulam pela cidade. Na prática, o material é fornecido pronto para aplicação, diretamente da fábrica, diferente do asfalto quente tradicional. Isso otimiza a logística, reduz etapas operacionais em campo e contribui para mais agilidade na recomposição final das áreas.

Os locais que recebem o asfalto frio são identificados com a expressão "provisório", para indicar que o pavimento definitivo ainda será aplicado após o período necessário de observação. No modelo tradicional, o local recebe uma camada de solo tratado – que pode ser carreado pela água de chuva -, e a recomposição com o asfalto quente acontece num intervalo de cinco dias úteis. "O método com asfalto frio exige investimento diferenciado, compensado pela segurança no tráfego e pela liberação imediata das vias. Enquanto esse asfalto provisório está em cena, nós conseguimos observar a movimentação dos solos e eventuais recorrências em vazamentos com mais assertividade, reduzindo anomalias no pavimento e possíveis retrabalhos", explica o coordenador de manutenção da Águas Cuiabá, Diego Belgone.

Com a estabilidade das tubulações no subsolo, por meio de vistoria técnica, o pavimento definitivo é executado dentro do prazo contratual de até cinco dias úteis, assegurando mais qualidade e durabilidade ao serviço final. “O período chuvoso sempre exige adaptações. Essa melhoria operacional é resultado de um esforço contínuo da concessionária para aprimorar os serviços e trazer avanços para o saneamento de Cuiabá”, ressalta Belgone.