MIDR investe R$ 7,9 milhões em sistemas de abastecimento no Ceará

18/04/2023
As obras já concluídas vão beneficiar mais de quatro mil pessoas em sete comunidades rurais das duas cidades.

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) investiu mais de R$ 7,9 milhões na implantação de três sistemas de abastecimento de água, localizados nos municípios de Mauriti e Penaforte, no Ceará. As obras já concluídas vão beneficiar mais de quatro mil pessoas em sete comunidades rurais das duas cidades. Os sistemas estão em fase de testes antes de entrem em operação.

Os sistemas de abastecimento de água estão inseridos na parte dos programas ambientais do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que tem como meta a implementação de sistemas para atender comunidades localizadas próximas à transposição que são fortemente atingidas pela seca, ocasionando problemas de escassez de alimentos, aumento de doenças e óbitos de pessoas e animais pelo consumo de água contaminada ou pela falta de água. “Esta é uma região que tradicionalmente sofre com a escassez de água. Com esses três sistemas, esse problema será minimizado e isso vai influenciar diretamente a qualidade de vida da população”, destaca o secretário nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira. 

No município de Mauriti foram implantados dois sistemas. O primeiro beneficiará mais de 2,3 mil pessoas na comunidade de São Miguel, enquanto o segundo vai atender cerca de 860 moradores das comunidades Tanquinho e Sítio Saco. Já na cidade de Penaforte, o sistema implantado vai atender cerca de 850 pessoas nas comunidades de Gentil, Baixio do Couro, Lagoa Preta e Retiro. A construção dos sistemas de abastecimento de água incluiu estruturas de captação em poços profundos já existentes, adutoras de água bruta, redes de distribuição em tubos PVC, revitalização de reservatórios e execução de 1.018 unidades de ligações prediais.