Governo do Ceará visita navio da Fortescue movido à amônia

14/11/2025
O navio é o primeiro do mundo movido a amônia com sistema de dupla combustão e demonstra como tecnologias de emissão zero já podem ser aplicadas no transporte marítimo.

O navio Green Pioneer, da Fortescue, recebeu hoje, 13 de novembro, a visita do governador do Ceará, Elmano de Freitas, que está participando da COP30, em Belém (PA). O navio é o primeiro do mundo movido a amônia com sistema de dupla combustão e demonstra como tecnologias de emissão zero já podem ser aplicadas no transporte marítimo. Na visita, também participaram gestores e secretários do Governo do Ceará, além dos executivos da Fortescue — Sebastián Delgui, Diretor de Comunidades, Comunicação e Assuntos do Governo; e Luís Viga, Country Manager da Fortescue no Brasil.

Luis Viga disse sobre a importância da parceria com o Governo do Ceará para o desenvolvimento da planta de hidrogênio verde da Fortescue, no Pecém, fortalecendo a descarbonização industrial e a transição energética do Ceará, do Brasil e do mundo. A Fortescue segue trabalhando em parceria com os governos estadual e federal para viabilizar o desenvolvimento da indústria de hidrogênio e amônia verdes no país e garantir seu crescimento de forma sustentável, contribuindo com as ambições de descarbonização do Brasil e a promoção de uma neoindustrialização verde.

Um dia antes, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, que é presidente do Consórcio Nordeste, também visitou o Green Pioneer, reforçando o interesse da região Nordeste em apoiar iniciativas de inovação e sustentabilidade no setor marítimo. O Green Pioneer já percorreu três continentes e reforça o compromisso da Fortescue em avançar com projetos de hidrogênio e amônia verdes no Brasil, posicionando o Nordeste como referência na economia de energia limpa.