Aegea renova participação no Movimento +Água

18/12/2023
A iniciativa é voltada a acelerar as metas propostas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

A Aegea renovou sua participação como Embaixadora do Movimento +Água, projeto de engajamento no tema água que integra a iniciativa Ambição 2030 do Pacto Global da ONU no Brasil, voltada a acelerar as metas propostas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Com isso, a Aegea reforça o compromisso com a universalização do acesso à água potável e ao esgotamento sanitário dando continuidade no engajamento às ações do Movimento e ampliando sua atuação para os próximos dois anos. "Como uma das maiores empresas de saneamento, a Aegea compreende plenamente sua responsabilidade como agente de mudança no Brasil. O nosso comprometimento com a universalização do saneamento vai além de nossas operações, é uma promessa de impacto positivo na saúde e na qualidade de vida de milhões de brasileiros – uma vez que o acesso à água e esgoto tratado são cruciais para a prevenção de doenças e o bem-estar coletivo. Com essa renovação da participação ativa no Movimento +Água, reforçamos o compromisso de ser parte da solução”, destaca Édison Carlos, Presidente do Instituto Aegea. 

O Moimento +Água propõe uma jornada conjunta por maior controle, transparência e ações coletivas, além de defender metas como impulsores para a transformação da sociedade, visando a universalização do saneamento e a segurança hídrica no país. Além da renovação, a Aegea consolida os compromissos dos princípios ESG, alinhados ao modelo de negócios da empresa. Reconhecida por sua eficiência operacional, cumprimento de metas e investimentos responsáveis, a Aegea busca ir além da prestação de serviços, focando na confiança da sociedade e na criação de um legado de desenvolvimento sustentável. “A Aegea Saneamento é uma empresa que nos ensina muito sobre como pensar à frente para avançar com a agenda hídrica e de saneamento no país. Poder contar com a empresa para o Movimento + Água nos próximos dois anos demonstra como a agenda do Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 6 - Água e Saneamento - precisa ser uma prioridade para todas as empresas. É um convite para que mais setores se unam”, afirma Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil.

O Movimento +Água é uma colaboração entre o Pacto Global da ONU no Brasil, Instituto Trata Brasil, Ordem dos Advogados do Brasil Conselho Federal (OAB), The Nature Conservancy Brasil (TNC) e Water.org, visando garantir a disponibilidade de água em quantidade e qualidade suficientes para atender às necessidades humanas, viabilizando as atividades econômicas e conservando os ecossistemas aquáticos e terrestres. 
O Movimento +Água somou a adesão de 32 novas empresas em 2023, consolidando um total de 44 organizações comprometidas com as metas. O projeto se destaca como uma referência no cenário de sustentabilidade e está empenhado em celebrar as melhores práticas que inspiram o engajamento corporativo com a conscientização da necessidade estratégica de segurança hídrica num mundo impactado pelas mudanças climáticas. Em março deste ano, durante a Conferência das Águas, na sede da ONU, em Nova York, a iniciativa lançou o Painel Digital ‘Mov+Água’ que centraliza dados públicos sobre as bacias, aquíferos e reservatórios por estado brasileiro. A Aegea segue atuando como Coordenadora da Plataforma de Ação pela Água e Oceano do Pacto Global da ONU no Brasil, que colabora para a construção de uma agenda de governança em água e oceanos, engajando empresas na economia circular, visando ações para o net positivo da água e universalização do acesso à água e esgotamento sanitário (ODS 6 – Água Potável e Saneamento) e recuperação de recursos, em todos os materiais e produtos (ODS 14 – Vida na Água); e apoia o projeto Blue Keepers, que mobiliza empresas, governos e sociedade para o combate da poluição no oceano. “A Aegea segue firme no seu propósito de movimentar a vida das mais de 31 milhões pessoas que atende, de impactar positivamente o meio ambiente, indo além e gerando prosperidade compartilhada nos locais onde atua, por histórias mais dignas, por cidades mais sustentáveis e por futuros mais azuis. Acreditamos que a nossa atuação inspire outras empresas em torno do tema do saneamento, para impulsionar mudanças significativas e duradouras em nossa sociedade”, completa Édison Carlos.