Sérgio Santos assume presidência do Conselho da Abiclor
A Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor) e a Clorosur (Associação Latino-Americana da Indústria de Cloro, Álcalis e Derivados) tem com novo presidente do Conselho Diretor Sergio Santos, gerente executivo de Relações Institucionais da Unipar. Com mandato que vai de janeiro de 2026 a dezembro de 2027, a nomeação marca uma nova etapa na governança da Abiclor, entidade que atua de forma estratégica na interlocução com a sociedade, autoridades públicas e setores produtivos.
O executivo construiu carreira na Unipar, companhia especializada na produção de cloro, soda e PVC, com atuação nas áreas de planejamento e finanças, relações governamentais, gestão financeira e controladoria. Nos últimos anos, Santos atuou também à frente da área de Relações com Investidores, participando de processos de modernização e de operações de fusões e aquisições no setor. Santos é diretor financeiro da Tucano Holdings, joint venture da Unipar com a Auren Energia no segmento de geração de energia eólica.
Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestre em Engenharia Econômica pela COPPEAD/UFRJ, Sérgio Santos diz que “A Abiclor é reconhecida por sua atuação e busca contínua por informar sobre os produtos da indústria de cloro-álcalis e suas aplicações, necessárias em setores tão amplos e diversos do mercado. Além disso, a interlocução governamental na defesa da competitividade do setor diante da concorrência externa predatória também vem se destacando como uma frente de atuação importante para a Associação”, afirma. “A transição na Presidência do Conselho da Abiclor simboliza um momento relevante para a entidade”, diz o presidente executivo interino da Abiclor, Nelson Felipe Junior. “Reforça o compromisso com uma governança sólida e atenta às demandas do setor. A expectativa é de uma gestão alinhada às necessidades atuais da indústria de cloro-álcalis”.
Para Sergio Santos, o principal desafio de 2026 é continuar a promover o crescimento do setor para que o trabalho da Abiclor e Clorosur continue sendo reconhecido, inclusive internacionalmente. Como representante de um segmento fundamental para a economia do país, intimamente ligado a setores produtivos tão importantes como o saneamento básico, produtos de limpeza/desinfecção, alimentos, papel/celulose, alumínio, dentre outros igualmente importantes.