Sanasa é reconhecida por solução em eficiência hídrica

03/05/2025
A empresa conquistou o topo do ranking com seu Programa de Controle de Perdas de Água, tecnologia sustentável que reduziu as perdas físicas de 37,7% em 1994 para menos de 20% em 2024.

Companhia de saneamento de Campinas, a Sanasa conquistou o primeiro lugar no prêmio “As 100+ Inovadoras no Uso de TI”, promovido pelo IT Forum, principal ecossistema de tecnologia do país e unidade de negócios do Itaqui. A premiação destacou iniciativas que transformam negócios e geram impacto social por meio da tecnologia. A empresa conquistou o topo do ranking com seu Programa de Controle de Perdas de Água, tecnologia sustentável que reduziu as perdas físicas de 37,7% em 1994 para menos de 20% em 2024 - um salto de 30 anos.

Com uso de IA e Machine Learning, o projeto alia tecnologia, sustentabilidade e compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo mais eficiência no sistema de abastecimento de água. Segundo o IT Forum, 80% dos projetos encabeçados neste ano utilizaram Inteligência Artificial (IA) como tecnologia central. “Este reconhecimento serve como um propulsor para que as empresas brasileiras invistam, cada vez mais, em inovação para impulsionar seus negócios e gerar impacto positivo na sociedade. A premiação valoriza a criatividade, a ousadia e a superação de desafios, e serve como exemplo para que outras também invistam em inovação”, disse a Diretora de Conteúdo do Itaqui, Déborah Oliveira. Além da Sanasa, outras empresas do setor de saneamento como Aegea, Grupo Águas do Brasil e Caesb também foram reconhecidas com projetos de destaque baseados em IA e machine learning.