IFAT Munique 2026 vê soluções como saídas para futuro promissor

08/01/2026
O estudo ilustra a resiliência do setor em responder a choques externos. Nem as flutuações econômicas nem crises globais severas, como a pandemia, levaram a um declínio sustentado nas avaliações futuras.

Uma análise de longo prazo realizada pela IFAT Munique com base em pesquisas feitas junto a expositores nos últimos 13 anos mostrou que mesmo em tempos difíceis, as tecnologias ambientais continuam sendo um mercado promissor para o futuro. O estudo ilustra a resiliência do setor em responder a choques externos. Nem as flutuações econômicas nem crises globais severas, como a pandemia, levaram a um declínio sustentado nas avaliações futuras. Embora o setor tenha se mostrado cada vez mais crítico desde 2018 em sua avaliação da conjuntura econômica atual, as empresas ainda acreditam firmemente que o investimento em infraestrutura, eficiência no uso de recursos e economia circular será mantido ou ampliado nos próximos anos.

A pesquisa define a tendência para a IFAT 2026, a ser realizada entre 4 e 7 de maio de 2026, onde o setor enxerga a transição de modelos de cadeia de valor lineares para circulares. “As empresas reconhecem claramente que a reciclagem, a conservação de recursos e as infraestruturas eficientes não são apenas necessidades ecológicas, mas sim imperativos de política econômica e de segurança”, afirma o diretor da feira, Philipp Eisenmann. “Isso também se reflete na extraordinária resiliência e estabilidade das expectativas futuras ao longo de mais de uma década”.

Com o slogan “Circularidade é imprescindível”, a IFAT Munique 2026 envia um sinal claro: a circularidade cria segurança estratégica de abastecimento, reduz dependências e mantém matérias-primas críticas em um sistema de ciclo fechado, ao mesmo tempo que possibilita novos modelos de negócios, inovações e criação de valor em mercados futuros. Dessa forma, ela combina a necessidade ecológica com a racionalidade econômica – e demonstra que o empreendedorismo circular está se tornando um fator decisivo para o sucesso de indústrias competitivas, resilientes e sustentáveis. Maiores informações sobre a IFAT Munique 2026 em https://ifat.de/en/.