Saint-Gobain prevê investimentos e aquisições de R$ 75 bi até 2030
A Saint-Gobai acaba de anunciar novo plano estratégico global, denominado “Lead & Grow”, que traça a trajetória da empresa para 2026-2030. O objetivo é acelerar o crescimento, reforçar a rentabilidade e gerar valor consistente aos acionistas, com investimentos e aquisições previstos de €12 bilhões (R$ 75,3 bilhões) até 2030. A rotação de ativos deve ser de mais de 20% das vendas até 2030. Dentre as metas financeiras, a empresa pretende obter crescimento médio de vendas em moeda local na faixa média de um dígito, superando o mercado em 1 a 2 pontos e Margem EBITDA entre 15% e 18%.
A Taxa de conversão de fluxo de caixa livre é projetada acima de 50%., enquanto o ROCE (Retorno sobre o Capital Empregado) é estimado em mais de 13%. Os retornos aos acionistas será de cerca de €8 bilhões (R$ 50,5 bilhões) previstos em dividendos e recompras de ações. A Saint-Gobain planeja crescer nos mercados da América do Norte, Ásia-Pacífico e países emergentes, com expectativa de representar 60% das vendas no longo prazo, e terá como foco segmentos estratégicos, como infraestrutura e não residencial, incluindo hospitais, data centers, aeroportos e pontes/túneis.
Quase 75% das vendas atuais são sustentáveis e evitam 1 bilhão de toneladas de CO₂ ao longo do ciclo de vida dos produtos. A Saint-Gobain já reduziu suas emissões próprias em 34% desde 2017, mirando 40% a 45% até 2035 e emissões líquidas zero até 2050.“Como líder mundial em construção leve e sustentável, a Saint-Gobain está na melhor posição para enfrentar os principais desafios do setor da construção graças ao seu portfólio completo de soluções inovadoras e sustentáveis. Nos últimos anos, o Grupo demonstrou a força de seu novo perfil e sua capacidade de execução com o plano ‘Grow & Impact’. Com o ‘Lead & Grow’, elevamos ainda mais nossa trajetória de crescimento, lucratividade e criação de valor para nossos acionistas e clientes. No atual contexto geopolítico, a Saint-Gobain se beneficia do modelo operacional poderoso que estabeleceu e otimizou país por país, baseado em cadeias de valor locais”, comentou o CEO Global, Benoit Bazin.