Projeto vai mitigar emissões no bioma

22/07/2021
objetivo é contribuir com o desenvolvimento rural sustentável no Cerrado, e, desta forma, aumentar a eficiência do uso da terra.

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade  (IABS) e a Embrapa iniciaram, em abril de 2021, o projeto PRS II - Cerrado (pesquisas direcionadas à Embrapa) com duração prevista de 24 meses. O projeto envolve mais de 140 empregados e 17 centros de pesquisa da Embrapa, com orçamento de R$ 8.918.921,65, sob liderança do pesquisador Ademir Fontana, da Embrapa Solos (Rio de Janeiro – RJ). “O projeto tem como principais objetivos mitigar as emissões de gases de efeito estufa (GEE) e aumentar a renda de pequenos e médios produtores no bioma Cerrado, por meio da promoção da adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono”, conta o pesquisador. 

As atividades do projeto focam na implementação de sistemas integrados de Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e na Recuperação de Pastagens Degradadas, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento rural sustentável no Cerrado, e, desta forma, aumentar a eficiência do uso da terra, a produtividade e o incremento na geração de renda entre os produtores, mitigando as emissões de GEE e reduzindo a pressão em desmatar a floresta nativa para a produção agrícola. 

O projeto acontecerá nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, em municípios que possuem um percentual significativo de pastagens degradadas, elevadas taxas de desmatamento e aptidão para introdução de sistemas integrados de produção. Serão contempladas linhas de pesquisas que envolvem arranjos e manejo de sistemas integrados em tecnologias de emissão de baixo carbono; Emissões de CO2 evitados, pela recuperação de terras degradadas e pelo desmatamento também evitado; Índices econômicos e avaliação da sustentabilidade; Estimativa do desmatamento evitado e serviços ecossistêmicos e Impactos e soluções de IoT.