Ministros debatem água e saneamento pré-COP30
A Reunião de Ministros do Setor (SMM 2025), convocada pela parceria Sanitation and Water for All (SWA), Governo da Espanha e UNICEF acontecerá nos dias 22 e 23 de outubro em Madri, Espanha, para debater o acesso universal à água e ao saneamento, reunindo governos, instituições de pesquisa, setor privado, prestadores de serviços e órgãos reguladores, além da sociedade civil, sob o tema “Quebrando silos: unindo a liderança política para integrar água, saneamento e ação climática”. O evento será um fórum essencial para transformar compromissos políticos em ações e garantir o seguimento delas.
O Brasil tem avançado no acesso à água e saneamento com o Marco do Saneamento, mas ainda possui cerca de 30 milhões sem água encanada, enquanto 60 milhões não têm tratamento de esgoto, o que impacta saúde, educação e qualidade de vida. Aproximadamente 2,8 milhões de crianças vivem sem acesso adequado à água, especialmente em áreas rurais. O novo marco do saneamento do Brasil, aprovado em 2020, catalisou uma nova fase de reformas e investimentos. A continuidade do financiamento e parcerias inovadoras serão essenciais para alcançar as metas de universalização até 2033. Em 2022, o Brasil investiu R$ 23 bilhões em saneamento, segundo a Roland Berger, mas seria necessário aproximadamente o dobro desse valor para alcançar 99% de acesso à água e 90% de cobertura de esgoto até 2033. O investimento total necessário é estimado em R$ 550 bilhões, em linha com números do Ministério do Desenvolvimento Regional e do Instituto Trata Brasil.
A SMM 2025 representará uma oportunidade importante para os países compartilharem experiências, criarem conexões e identificarem soluções criativas que unam saneamento, água e ação climática. O encontro de 2025 terá como foco o fortalecimento da liderança política, a mobilização de financiamento sustentável e a promoção de soluções integradas. Tais prioridades refletem o reconhecimento de que abordagens fragmentadas são ineficientes e que os governos devem alinhar suas agendas de gestão de recursos hídricos, saúde, meio ambiente e resiliência econômica para acelerar o acesso universal.
Todos esses tópicos dão continuidade à Reunião de Ministros do Setor da SWA de 2022, realizada em Jacarta, Indonésia, sob o tema “Construindo um futuro melhor para recuperação e resiliência”. Ministros da água e saneamento se reuniram com líderes dos setores de clima, saúde, meio ambiente e economia. O encontro reuniu mais de 350 participantes, incluindo representantes de 53 delegações governamentais e mais de 50 ministros, resultando em quase 70 novos compromissos nacionais submetidos por meio do Mecanismo de Prestação de Contas Mútua da SWA, além de mais de 130 reuniões bilaterais realizadas para fornecer apoio técnico e avaliar o progresso dos países.
Entre os destaques previstos para a edição 2025 estão o lançamento do Pacto de Líderes de Alto Nível sobre Segurança Hídrica e Resiliência, que consolidará acordos políticos globais; o fortalecimento do Mecanismo de Prestação de Contas Mútua, para garantir que os compromissos sejam cumpridos, a preparação de discussões para a COP30, em Belém, e para a Conferência da ONU sobre Água de 2026. Como país-sede da COP30, o Brasil tem uma oportunidade única de mostrar seus avanços e compromissos na integração entre água, saneamento e clima, reforçando sua liderança no Sul Global. Mais informações podem ser encontradas no site https://www.smm-swa.org/.