Ministério das Cidades investe na urbanização de favelas em Curitiba

22/05/2025
O objetivo é integrar as ações de infraestrutura urbana do Periferia Viva, obras de saneamento, moradia digna e melhorias, entre outros eixos como equipamentos sociais e comunitárioS.

Técnicos da Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades, estão em campo no estado do Paraná, visitando as comunidades selecionadas pelo Novo PAC – Periferia Viva para intervenções de urbanização. Na Vila Parolin, no centro de Curitiba, a região passa por constantes intervenções urbanísticas há alguns anos. A visita é a primeira abordagem junto à comunidade local para avaliar a implementação do programa, que tem previsão de investimentos de R$ 40 milhões do governo federal. O objetivo é integrar as ações de infraestrutura urbana do Periferia Viva, obras de saneamento, moradia digna e melhorias, entre outros eixos como equipamentos sociais e comunitários, inovação, tecnologia para viabilizar a redução de desigualdades no local, que abriga quase 12 mil moradores. 

Outra comunidade visitada pela equipe foi a Jardim das Graças II, em Colombo, na grande Curitiba, que vai receber investimentos de R$ 19,3 milhões. Com histórico de alagamentos, além dos equipamentos previstos na seleção, a comunidade terá também a construção de 78 novas moradias para receber as famílias que ocupam as áreas de risco. “A partir da instalação do Posto Territorial para início de obras teremos uma articulação mais presente na comunidade, para fazer com que as demandas destes territórios sejam plenamente atendidas” afirmou Flávio Tavares, diretor de Regularização, Urbanização Integrada e Qualificação de Territórios Periféricos da Secretaria Nacional de Periferias.