Envision assina contrato de 30 anos com Casa dos Ventos
Empresa global em tecnologia verde, a Envision Energy assinou um contrato de fornecimento de turbinas eólicas de 630 MW e um contrato de serviço de longo prazo, de 30 anos, com a Casa dos Ventos, referência em energia renovável e protagonista da transformação energética do Brasil. O projeto marca a primeira implantação de energia net-zero da Envision no Brasil e estabelece parceria estratégica mais ampla, com o fornecimento de soluções completas habilitadas por IA para acelerar a transição energética em solo brasileiro, além de fortalecer sua posição como um centro global de energia verde. A cerimônia de assinatura foi testemunhada por Lei Zhang, presidente da Envision, e Mário Araripe, fundador da Casa dos Ventos.
Pelo acordo, a Envision fornecerá suas turbinas eólicas Galileo AI personalizadas de 8 MW, entre as unidades de maior capacidade instalada no Brasil até o momento. Alimentadas por seu Modelo de Grande Energia Tianshu e Modelo Meteorológico Tianji, as turbinas integram a expertise global da Envision em sistemas eólicos de grande escala com os recursos locais, condições de rede e padrões técnicos brasileiros, permitindo que os clientes maximizem a produção de energia, a confiabilidade e o valor do projeto a longo prazo. O negócio pode se expandir além do fornecimento de turbinas para incluir a colaboração em gerenciamento de ativos digitais de ciclo de vida completo, data centers baseados em IA (AIDC) e soluções integradas de hidrogênio verde e amônia, promovendo conjuntamente os sistemas de energia renovável de última geração.
“Nossa decisão de fazer a parceria com a Envision se baseia em sua tecnologia de ponta, recursos avançados de IA e compromisso de longo prazo com o Brasil como mercado estratégico”, disse Lucas Araripe, diretor executivo da Casa dos Ventos. “Esta colaboração permitirá a entrega de projetos eólicos de alta qualidade e grande escala com confiabilidade e desempenho, ao mesmo tempo em que acelerará o crescimento de indústrias emergentes e atrairá tecnologias avançadas. Além de apoiar a transição energética do Brasil e a expansão da matriz de energia renovável do país, o projeto também gerará benefícios socioeconômicos duradouros, trazendo empregos verdes e desenvolvimento para várias comunidades locais”. Para Henry Peng, vice-presidente sênior e presidente da América Latina e da Região Europeia da Envision Energy, o Brasil emergiu como líder global em energia renovável, com fontes limpas fornecendo quase 90% da eletricidade do país. “À medida que o governo diversifica a matriz energética, as energias renováveis não hidrelétricas, como eólica e solar, estão se tornando um pilar estratégico da transição energética do Brasil”, disse. A parceria com a Casa dos Ventos vai muito além do fornecimento de turbinas. A Envision comprometeu-se a explorar temas como soluções de zero emissões líquidas habilitadas por IA em nível de sistema em energia eólica, AIDC, hidrogênio verde, armazenamento de energia e combustível de aviação sustentável. Juntos, pretendemos impulsionar o crescimento energético de alta qualidade, fortalecer as cadeias de abastecimento locais, acelerar as indústrias verdes emergentes e apoiar a transição do Brasil, criando nova prosperidade para o país e toda a América Latina.
O acordo é resultado de uma série de intercâmbios de alto nível e diálogos estratégicos entre as duas empresas. Em maio de 2025, Lei Zhang se reuniu com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva durante a visita do presidente à China para discutir a transição energética, parques industriais com emissões líquidas zero e setores emergentes, como combustível de aviação sustentável e hidrogênio verde. Em setembro de 2025, Mário e Lucas Araripe visitaram a Envision para discussões adicionais sobre o avanço das indústrias com emissões net zero. Esta parceria representa a introdução sistemática das tecnologias, padrões e modelo de parque industrial comprovados da Envision no Brasil, criando uma referência escalável para a transição energética e a neutralidade de carbono em toda a América Latina, aumentando a confiança da indústria, atraindo a atenção internacional e apoiando o crescimento sustentável.