Empresa desenvolve tecido a partir de biomassa vegetal geneticamente modificada
A Speedo Multisport com o objetivo de produzir peças mais sustentáveis começou a produzir um novo tecido feito a partir do milho, capaz de reduzira a emissão de gases de efeito estufa. Batizado de Bioamida, o material é produzido a partir de uma biomassa vegetal geneticamente modificada e adaptada para uso industrial — sem competir com o milho destinado à alimentação. Além de ecológica, traz ganhos operacionais: as peças produzidas com esse tecido exigem menos tempo e temperaturas mais baixas para o tingimento, absorvem melhor o corante do banho e otimizam a reutilização da água nas fábricas.
O resultado é uma diminuição de até 50% na pegada de carbono quando comparada com outras poliamidas convencionais. Para Roberto Jalonetsky, CEO da Speedo Multisport, “a criação de roupas sustentáveis deixou de ser uma tendência e se tornou uma responsabilidade. Precisamos olhar para o futuro e adotar práticas que não apenas atendam às necessidades dos consumidores, mas também respeitem o meio ambiente. Usar materiais ecológicos, como tecidos orgânicos, é um passo fundamental para reduzir o impacto ambiental da nossa produção”.
Além dos benefícios ambientais, as novas peças produzidas com Bioamida incorporamtecnologias voltadas ao conforto do consumidor, uma vez que o material proporciona uma sensação de frescor contínuo graças à sua baixa retenção de suor, mesmo durante atividades físicas intensas. Uma nova linha, desenvolvida para os públicos feminino e masculino, será composta por peças feitas com esse tecido. Mais do que lançar uma coleção sustentável, a Speedo Multisport tem como missão incentivar a prática esportiva no Brasil, onde 50% das mulheres e 44% dos homens ainda não realizam nenhuma atividade física. A marca acredita que oferecer roupas que se adaptam às necessidades de todos os perfis é essencial para criar um ambiente mais acolhedor e inclusivo para quem deseja iniciar uma rotina de exercícios. “Percebemos que o consumidor moderno busca mais do que estilo — ele quer performance, bem-estar e sustentabilidade. Com a Bioamida vamos explorar novos nichos e fidelizar ainda mais quem já conhece a nossa marca”, conclui Roberto Jalonetsky.