Embarcações movidas à hidrogênio na COP30

23/09/2025
O projeto representa um avanço essencial no compromisso da marca com a descarbonização e com a construção de soluções reais para a mobilidade sustentável em escala global.

O grupo Náutica, JAQ, Itaipu Parquetec e GWM vão apresentar as primeiras embarcações 100% a hidrogênio verde na COP30, em Belém (PA), que utlizam como diferencial a tecnologia da GWM Hidrogênio FTXT, braço de inovação limpa da GWM, que fornecerá as soluções necessárias para a utilização do hidrogênio nas embarcações H1 e H2. O projeto representa um avanço essencial no compromisso da marca com a descarbonização e com a construção de soluções reais para a mobilidade sustentável em escala global.

Durante a COP30, o Explorer H1, primeira embarcação produzida pela JAQ, ficará atracado em uma ilha flutuante artificial montada pelo Grupo Náutica em Belém, e funcionará como vitrine da inovação brasileira. Toda a hotelaria da embarcação inicialmente, incluindo a iluminação, climatização, cozinha, lavanderia e sistemas de entretenimento, será alimentada exclusivamente por hidrogênio, garantindo zero emissão de carbono durante o evento. Além da experiência imersiva a bordo, o espaço contará com um auditório para até 50 convidados, reforçando o caráter científico, educativo e institucional da iniciativa. “Esse projeto demonstra como a tecnologia de hidrogênio deve ser um pilar da transição energética em diferentes modais. A COP30 será a oportunidade perfeita para mostrar que o Brasil e a GWM Hidrogênio FTXT podem liderar essa transformação”, afirma Davi Lopes, Head da GWM Hidrogênio FTXT.

O Explorer H1 é a primeira fase do plano e no início de 2026 a embarcação ganhará propulsão híbrida com hidrogênio, e, em 2027, entrará em operação o Explorer H2, a segunda embarcação do projeto, com produção própria de H a bordo, tornando o sistema completamente autossuficiente. “Estamos mostrando que a indústria náutica pode ser parte da solução. Em novembro, na COP30, vamos entregar a primeira fase, que já funciona com hidrogênio verde em toda a sua hotelaria. Em janeiro, daremos o próximo passo com os motores híbridos, capazes de reduzir em 80% as emissões. E, em 2027, com o Explorer H2, será possível produzir hidrogênio a bordo, garantindo uma navegação totalmente autossustentável. Nosso objetivo é cuidar dos biomas, navegar sem poluir e mostrar que o Brasil está preparado para liderar essa transformação”, destacou Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica e do Projeto JAQ Hidrogênio.

Para Louise Pimentel, Coordenadora Geral do Projeto JAQ Hidrogênio, o Projeto JAQ Hidrogênio vai muito além da inovação tecnológica. “Além dos grandes parceiros estratégicos já envolvidos na solução energética, fazemos questão de selecionar fornecedores que compartilhem do nosso compromisso com a sustentabilidade — desde a origem dos materiais até a redução efetiva das emissões de carbono. Cada escolha é pensada para somar à missão de descarbonização, garantindo que o projeto seja, em todas as etapas, um exemplo de responsabilidade ambiental e de inovação para o futuro da navegação”, explica. “A participação da GWM neste projeto mostra como a companhia está pronta para contribuir com soluções sustentáveis na prática e, em diferentes setores da mobilidade. A COP30 será um palco global para mostrar o potencial transformador do hidrogênio verde”, afirma Ricardo Bastos, Diretor de Assuntos Institucionais da GWM. Com esse projeto, a GWM reforça seu papel estratégico na transição energética global, alinhada às metas da ONU e da UNESCO, posicionando o Brasil à frente da inovação em combustíveis limpos.