Dualbase tem projeto de monitoramento do Cemaden reconhecido na Áustria

27/10/2025
O projeto premiado reconstruiu, em tempo recorde, parte da rede de monitoramento hidrometeorológico do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) no Rio Grande do Sul.

Empresa catarinense graduada no INAITEC, hub de inovação e negócios da Grande Florianópolis, a Dualbase acaba de receber o prêmio Global Hydromet Excellence Awards 2025, em Viena, na Áustria. Promovido pela britânica Varysian, o evento é a primeira premiação internacional dedicada a reconhecer excelência em meteorologia, hidrologia e serviços climáticos. A startup brasileira foi vencedora na categoria ‘parceria público-privada de destaque em hidrometeorologia’, sendo a única representante da América Latina entre os finalistas.

O projeto premiado reconstruiu, em tempo recorde, parte da rede de monitoramento hidrometeorológico do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) no Rio Grande do Sul, após as enchentes de 2024 que devastou algumas regiões do Estado. Em 60 dias, a Dualbase instalou 362 equipamentos integrando sensor pluviométrico, telemetria e alimentação em um único sistema, com comunicação via Internet das Coisas (IoT). “A solução reduz drasticamente a dificuldade de instalação em campo, aumenta a vida útil dos sistemas e amplia a resiliência da rede de monitoramento, permitindo que dados críticos cheguem de forma contínua e segura. Trata-se de uma inovação que moderniza e democratiza a infraestrutura de coleta de dados ambientais”, complementa Felipe Alfredo Jahn, CEO da empresa.

A empresa desenvolveu uma nova geração de Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) com design compacto, arquitetura otimizada e conectividade baseada em tecnologias de comunicação sem fio projetadas para IoT. Essa nova geração garante baixo consumo de energia, ampla cobertura em áreas remotas e comunicação segura em tempo quase real, fatores essenciais para o monitoramento climático que permite mitigar eventos extremos como as enchentes no Rio Grande do Sul, ocorridas entre abril e maio do ano passado. 

A empresa recebeu menções honrosas na premiação também em outras categorias do prêmio Global Hydromet Excellence Awards 2025, e teve o início de sua trajetória no hub de inovação INAITEC, em Palhoça, que desempenhou papel decisivo no amadurecimento do negócio. A incubação proporcionou acesso a mentorias, networking e recursos tecnológicos, além de inserir a startup em um ambiente colaborativo e fertil para o desenvolvimento da inovação de impacto. “O INAITEC foi essencial para consolidar nossa base tecnológica e empresarial, e nos preparou para competir em nível global e nos tornarmos referência latino-americana em nosso setor, trazendo protagonismo para Santa Catarina no cenário mundial de inovação climática”, completa o CEO da Dualbase.