Comau adere ao projeto para baterias de íons de sódio
Fornecedora de soluções avançadas de automação para diversas indústrias, a Comau aderiu ao projeto SPRINT para projetar e desenvolver uma solução de fabricação escalável para baterias de íons de sódio de estado quase sólido (). O SPRINT faz parte do programa Horizon Europe e visa revolucionar o armazenamento estacionário de energia, desenvolvendo baterias de íons de sódio sustentáveis e com uma boa relação custo-benefício.
O consórcio também trabalhará em conjunto para construir uma célula de bateria segura de próxima geração para múltiplas aplicações estacionárias: a primeira para armazenamento residencial e a segunda para armazenamento de energia em grande escala conectado à rede elétrica. Isso representa um passo importante para acelerar a transição energética da Europa e abrirá caminho para maior segurança e sustentabilidade, além de reduzir os custos do armazenamento de energia de origem local. O escopo do projeto tem duração de 46 meses e a Comau será responsável por conduzir um estudo detalhado do fluxo de processos e da viabilidade para a ampliação.
A tecnologia selecionada e baseada em materiais inovadores como NaFePO₄, carbono duro e eletrólitos poliméricos quase-sólidos, será validada para disponibilizar no mercado células de bateria seguras, não tóxicas, de alto desempenho, que possam ser produzidas em larga escala e adaptadas às necessidades dos usuários finais. Com isso, o consórcio pretende reduzir significativamente o custo por quilowatt-hora, maior densidade energética, um ciclo de vida mais longo das baterias e segurança aprimorada por meio de um design inovador, à prova de vazamentos e não inflamável. As baterias de íons de sódio utilizarão materiais prontamente disponíveis nas cadeias de suprimento da União Europeia, com o intuito de fortalecer ainda mais a autonomia da eletrificação na região. “O compromisso da Comau com a transformação energética, aliado à nossa expertise em engenharia e otimização de processos, está perfeitamente alinhado com o objetivo do programa de avançar soluções de armazenamento estacionário de alto desempenho à base de sódio,” afirmou Daniela Fontana, Comau’s Battery Innovation Manager. .“Temos o know-how e as tecnologias para contribuir na conquista dos objetivos do projeto, que incluem redução de custos, melhoria dos parâmetros de densidade energética e potência, extensão da vida útil e segurança das baterias, além de abrir caminho para a implantação em massa desta nova e valiosa tecnologia”.
O papel da Comau na transformação energética verde é fortalecido por meio de grandes parcerias que impulsiona o desenvolvimento e a expansão da indústria de baterias, incluindo a participação na Aliança Europeia de Baterias (EBA), na Associação Europeia de Parceria para Baterias (BEPA), da qual Gian Carlo Tronzano, Líder do Centro de Competências de Eletromobilidade da Comau, também é membro do Conselho Executivo de Upcell – Aliança Europeia de Fabricação de Baterias, e no consórcio Ensemble. Gian Carlo Tronzano também participa da Plataforma Europeia de Tecnologia e Inovação (ETIP) para baterias. O projeto conta com financiamento do programa de Pesquisa e Inovação Horizon Europe da União Europeia, ao abrigo do acordo de subvenção nº 101191903.