ArcelorMittal Tubarão inaugura maior planta de água do mar do país

23/09/2021

Como não há produção de aço sem água, a ArcelorMittal anunciou, em meados de setembro, o início de operação da sua planta de dessalinização de água do mar na unidade Tubarão, situada no Espírito Santo.

O sistema, que recebeu R$ 50 milhões de investimentos, tem capacidade inicial para dessalinizar 500 m³/hora de água e irá garantir maior segurança hídrica para a empresa e para o Espírito Santo. Construída em área de cerca de 6 mil m², a planta consumirá cerca de 3MW de energia elétrica e representa menos de 1% do total de energia gerada pela própria ArcelorMittal Tubarão, que é autossuficiente.

Segundo declarou o presidente da ArcelorMittal Brasil e CEO ArcelorMittal Aços Planos América do Sul, Benjamin Baptista Filho, mesmo com os desafios impostos pela pandemia, as obras foram realizadas dentro do cronograma previsto. "Sua construção demandou a criação de 220 novos postos de trabalho. Um grande volume de profissionais que, juntamente às nossas equipes, executou todo o processo dentro dos mais rígidos controles de segurança para garantir a saúde e a integridade de todos", explicou.

Durante a inauguração da planta, Benjamin contextualizou a questão hídrica na companhia, explicando que a água bruta recebida da Cesan é tratada em uma estação própria. O executivo lembrou que hoje a legislação brasileira determina que no caso de eventos de escassez hídrica, a prioridade no abastecimento de água é para uso humano e animal, ficando por fim o uso industrial, citando como exemplo a escassez hídrica enfrentada pelo estado capixaba entre os anos de 2014 e 2016.

Leia a matéria completa na edição 199 de Saneamento Ambiental