Amanco-Wavin investe US$ 92 milhões em linhas de tubos em duas fábricas

13/10/2025
A expectativa é de que as duas fábricas, juntas, ampliem a produção em mais de 470 toneladas a partir da implementação de novo maquinário holandês e italiano.

Empresa de soluções integradas de saneamento e fabricante de tubos e conexões, a Amanco Wavin prevê um investimento de US$ 92 milhões (cerca de R$ 511 milhões) por meio de sua unidade de negócios global de Construção e Infraestrutura. A operação brasileira é a maior dentro da unidade de negócios do grupo e, por isso, vem ocupando posição de destaque no crescimento sustentável e enaltecendo a relevância do Brasil para os resultados globais. Os aportes estão direcionados, principalmente, para as linhas de tubos BIAX, com um aumento de 47% na capacidade produtiva das unidades de Sumaré (SP) e Suape (PE), onde são fabricados.

A expectativa é de que as duas fábricas, juntas, ampliem a produção em mais de 470 toneladas a partir da implementação de novo maquinário holandês e italiano. “No Brasil, a Amanco vem construindo uma presença marcante no mercado, junto aos nossos clientes. Por toda a conjuntura prevista para este ano, como a retomada de investimentos e uma expectativa de crescimento de 2,8% em 2025 para o setor de construção civil (ABRAMAT), temos um cenário positivo e com condições propícias para executar nossos planos de crescimento. Com certeza buscaremos resultados que superem o índice proposto pela associação” comenta Sergio Costa, presidente da Amanco Wavin no Brasil.

Os tubos BIAX são desenvolvidos de maneira pioneira pela Amanco Wavin e utilizam tecnologia avançada para garantir mais qualidade e desempenho nos projetos. Produzidos em PVC biorientado (PVCO),eles combinam alta resistência mecânica e baixo peso, sendo ideais para aplicações de água potável, esgoto e drenagem. Os novos equipamentos reforçam a operação brasileira com tecnologia de ponta, em um processo de produção com menor consumo de matéria-prima, consumo de energia mais otimizado e um produto final com maior resistência a pressão, quando comparado com as tecnologias tradicionais, garantindo vantagens competitivas para o processo de produção.

O presidente da Amanco-Wavin comenta que a empresa reconheceu a importância de fortalecer equipes, construir uma liderança local sólida e aproximar as decisões dos clientes. Para o executivo, prestar a devida atenção a esses pontos já trouxe melhorias significativas nos serviços e entregas durante o primeiro trimestre este ano, consolidando uma base sólida para o futuro da companhia no Brasil. “Queremos seguir aproveitando as oportunidades para fazer mais e melhor. Mesmo com os impactos dos mercados europeu e latino-americano, este ano é o momento de consolidar transformações iniciadas anteriormente. Nossa prioridade segue voltada a nossos clientes, garantindo que tenham o produto certo quando precisam, com entregas rápidas e eficazes. completa. O executivo destaca que outras iniciativas reforçam o compromisso de proximidade com os clientes, como o retorno de Carlinhos Brown em campanha da marca nas redes sociais. Ícone da história da Amanco, ele criou em 2006 o sound branding “Amanco, Amanco”, que permanece na memória do público e fortalece a identidade sonora da marca. Seu retorno busca reforçar a conexão emocional com os consumidores.

Até dezembro de 2025, a Amanco Wavin seguirá trabalhando no fortalecimento de parcerias importantes firmadas nos últimos anos. Em acordo com Microsoft fechado em 2024, a companhia utiliza IA em projetos de monitoramento para gestão de redes de água e esgoto, que já evitaram o desperdício de mais de 28 milhões de m³ de água. Com atuação em 14 cidades brasileiras e parceria com dez companhias de saneamento – entre elas, SANASA, Sanepar, Embasa, Águas de Camboriú e Águas Cuiabá – a solução tem sido uma aliada na modernização das redes de distribuição de água e na redução de perdas hídricas. A gestão de águas pluviais em obras urbanas é uma das apostas da Amanco Wavin para 2025, com foco em soluções sustentáveis por meio da tecnologia AquaCell, que reduz emissões de CO e otimiza escavações. A companhia também trabalha para fortalecer a venda de produtos especializados (Upstream), com ações voltadas a Construtoras, Instaladoras e Especificadores. “Seguiremos investindo em soluções eficientes e em parcerias técnicas de longo prazo que possibilitem a criação de cidades mais resilientes. Estamos otimistas com o que vem pela frente”, conclui o presidente.