Águas Cuiabá aumenta cobertura para 79%

25/07/2022
Para a segunda metade de 2022, a Águas Cuiabá pretende avançar com as obras em mais 20 bairros.

Com a meta de atingir, até 2024, R$ 1,2 bilhão em obras e melhorias, a Águas Cuiabá, empresa do Grupo Iguá, implantou mais de 12,5 mil metros de redes de esgoto no primeiro semestre de 2022 nos bairros Dom Aquino, Paiaguás I e II e Jardim Industriário da capital mato-grossense. A instalação faz parte do programa de expansão do saneamento e elevou a cobertura do serviço aos atuais 79%. 

Mais de 200 profissionais participaram das obras no primeiro semestre em diversas regiões de Cuiabá e a implantação de novas redes coletoras aconteceu em 12 bairros, entre eles Campo Verde, Goiabeiras e Novo Terceiro. Pertencentes ao Sistema de Esgotamento Sanitário Dom Aquino, os efluentes domésticos coletados nesses bairros são transportados até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) que leva o mesmo nome, onde são tratados e purificados para, então, serem devolvidos ao Rio Cuiabá, dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

Para a segunda metade de 2022, a Águas Cuiabá pretende avançar com as obras em mais 20 bairros. “O objetivo é concluir essas instalações ainda em 2022. Nosso trabalho é realizado em linha com as metas estabelecidas no contrato de concessão e estão seguindo um calendário estabelecido em conjunto com a Secretaria Municipal de Obras”, declara o gerente de obras da Águas Cuiabá, Fábio Barrios. Além da implantação das redes coletoras, o gestor conta que outras ações também constam na programação da concessionária. “Está prevista para esse ano a instalação de 12 novas Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs), que são estruturas utilizadas para bombear o efluente de um ponto mais baixo para um mais elevado. Será realizada, ainda, a reforma da elevatória do bairro Nilce Paes Barreto.”

Concluída a fase de implantação de tubulações coletoras, a Águas Cuiabá irá realizar a conexão das unidades comerciais e residenciais aos sistemas de esgotamento sanitário. “O procedimento é simples e consiste em levar a ligação de dentro de casa até a caixa de inspeção disponibilizada pela Águas Cuiabá em frente à residência. Essa etapa é essencial. É ela quem garante que o esgoto seja coletado adequadamente e tratado pela concessionária”, explica Barrios. À medida que a Águas Cuiabá finaliza as obras de implantação, a comunidade de cada bairro é informada sobre a disponibilidade da rede pública de esgotamento sanitário e quando deve ser realizada a conexão.