Aegea adere a programa de vagas afirmativas
A Aegea aderiu ao Programa Acredita no Primeiro Passo, iniciativa do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) voltada à inclusão socioeconômica de pessoas inscritas no Cadastro Único, focado especialmente em mulheres, jovens, negros, pessoas com deficiência e comunidades tradicionais. O acordo foi celebrado nesta sexta-feira, 16 de janeiro, em Teresina, Piauí. A parceria foi formalizada por meio de Protocolo de Intenções assinado com o MDS para promover a inserção produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio da destinação de vagas de emprego, contribuindo para a ampliação da empregabilidade.
A Aegea se compromete com a destinação de vagas a candidatos oriundos do CadÚnico, além de apresentar relatórios periódicos sobre os avanços do programa durante a vigência do acordo. Com presença em mais de 890 municípios e a adesão à iniciativa, a Aegea reforça seu papel como agente de transformação social, ao conectar sua estrutura e escala operacional à política pública federal, priorizando as regiões com maiores índices de vulnerabilidade. “Acreditamos na potência do saneamento como vetor de desenvolvimento e inclusão. Essa parceria nos permite ampliar o alcance das nossas ações sociais, gerando prosperidade compartilhada, e colaborar com o esforço nacional de geração de emprego e renda, especialmente para quem mais precisa”, afirma Radamés Casseb, CEO da Aegea.
“Nosso objetivo com esta parceria é dar a mão a essas pessoas, oferecer uma oportunidade de emprego. Quando olhamos o Cadastro Único, cerca de 10% já tem nível superior ou está cursando, e 23% já tem nível médio ou está no caminho. Eu digo que o CadÚnico é um tesouro do Brasil e a gente precisa dar esta primeira oportunidade”, disse o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. A Aegea já atua com programas voltados à capacitação e empregabilidade, como o Pioneiros, que oferece formação a jovens, e mantém iniciativas contínuas de inclusão por meio da Tarifa Social, além de ações com foco em diversidade e equidade racial e de gênero por meio do programa Respeito Dá o Tom. O acordo firmado é o primeiro com uma empresa do setor de saneamento e prevê a designação de pontos focais locais e nacionais para gestão da parceria, além da integração com programas já existentes na companhia, como trilhas de capacitação, comunidades e iniciativas de desenvolvimento territorial.