Projeto Novo Rio Pinheiros já tratou 58 bilhões de litros

11/09/2023
A Sabesp enviou para tratamento mais de 58 bilhões de litros de esgoto, o equivalente a 26 mil piscinas olímpicas

Desde o início do Novo Rio Pinheiros, a Sabesp enviou para tratamento mais de 58 bilhões de litros de esgoto, o equivalente a 26 mil piscinas olímpicas. A companhia informou que já conectou ao sistema mais de 650 mil imóveis, que passaram a ter o esgoto levado para tratamento – superando em 22% a meta inicial de 533 mil, e beneficiando diretamente 1,8 milhão de pessoas. 

Lançado em 2019, o programa Novo Rio Pinheiros é coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e tem como meta despoluir o rio e integrá-lo novamente à cidade e ao dia a dia dos moradores. Para isto, a Secretaria atua na expansão da coleta e tratamento de esgotos; desassoreamento e aprofundamento do rio; coleta e destinação dos resíduos sólidos; revitalização das margens, além de iniciativas voltadas à educação ambiental.

Para as obras, a Sabesp adotou contratos de performance, onde a remuneração está vinculada ao desempenho, incentivando as empresas contratadas a potencializar a conexão dos imóveis ao sistema de tratamento. Já foram implantados 279 km de novas tubulações nas sub-bacias do Rio Pinheiros. Toda essa infraestrutura permitirá que o esgoto coletado seja encaminhado à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Barueri, o que contribui diretamente para a revitalização do rio e seus afluentes. Outra inovação da Sabesp são as unidades recuperadoras (URs), responsáveis pela recuperação da qualidade da água de córregos que passam por ocupações irregulares. As obras serão concluídas ainda neste ano. Quatro URs já estão em operação. 

A Sabesp investe no programa R$ 1,7 bilhão para melhorar a qualidade de vida de cerca de 3,3 milhões de pessoas na região da bacia do Pinheiros em São Paulo, Embu das Artes e Taboão da Serra. As obras da empresa no programa geram 4,1 mil empregos. O programa tem ainda participação de Cetesb, EMAE, DAEE e da Prefeitura de São Paulo. A companhia retirou também 86,6 mil toneladas de lixo entre garrafas PET, bicicletas, pneus e plásticos. O trabalho de desassoreamento já removeu mais de 779 mil m³ de sedimentos (mais de 30 mil caminhões basculantes).