Empresas do Grupo GS Inima disputam GRI Infra Awards

26/09/2022
O Aquapolo Ambiental é finalista ao Prêmio Água, no qual concorrem empresas que fazem a gestão sustentável da água.

Premiação que reconhece projetos, ações e iniciativas no mercado de infraestrutura de transporte, energia e saneamento básico, a edição 2022 do GRI Infra Awards terá a presença de três empresas do Grupo GS Inima. 

O Aquapolo Ambiental é finalista ao Prêmio Água, no qual concorrem empresas que fazem a gestão sustentável da água. A COMASA – Companhia Águas de Santa Rita, da cidade paulista de Santa Rita do Passa Quatro, foi indicada ao Prêmio Biodiversidade (Proteção, Uso e Recuperação Sustentável de Ecossistemas) pelo projeto Renascentes do Passa Quatro, que engaja a população em medidas de proteção de nascentes e afluentes do Córrego Passa Quatro, principal manancial da cidade e recuperação de áreas degradadas na região, enquanto a SESAMM – Serviços de Saneamento de Mogi Mirim concorre ao Prêmio Atmosfera (Descarbonização e Economia Circular), pela implantação de usina fotovoltaica para geração de energia limpa, a partir da radiação solar, para complementar o consumo de energia necessário à operação da Estação de Tratamento de Esgoto Mogi Mirim.

A votação, exclusiva para os membros do GRI Club, acontece entre 26 de setembro e 14 outubro e a cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores será em 17 de novembro, durante a conferência anual Brazil GRI Infra & Energy, na capital de São Paulo. 

O projeto de produção de água de reuso industrial Aquapolo é controlado pela GS Inima Brasil e Sabesp e acaba de celebrar a marca de 100 milhões de metros cúbicos de água reciclada produzidos em dez anos de operação. O projeto utiliza os mais avançados processos tecnológicos para a atender às empresas do Polo Petroquímico do ABC, a partir de tratamento de esgotos domésticos da Estação de Tratamento de Esgoto do ABC, da Sabesp. O volume produzido equivale ao abastecimento de uma cidade de 500 mil habitantes. O projeto conseguiu reduzir em mais de 50% o volume de tCO2 que seria emitido pelo uso de energia. 

Outra parceria entre GS Inima e Sabesp é a SESAMM – Serviços de Saneamento de Mogi Mirim, criada em 2008, para operar os serviços de esgotamento sanitário do município. A SESAMM é responsável complementação da implantação do sistema de afastamento de esgotos, implantação e operação do tratamento dos efluentes, além de ser a primeira empresa brasileira de saneamento a investir na geração de energia solar, por meio de placas fotovoltaicas, para complementar o consumo de energia de sua ETE. Hoje essa energia limpa e renovável responde por 30% da energia consumida na operação da unidade. Iniciativa essa que possibilitou a conquista da ISO 5001:2 em gestão e energia.

Por último, a Companhia Águas de Santa Rita (COMASA) responde pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário da estância climática paulista de Santa Rita do Passa Quatro, com cerca de 25 mil habitantes. Controlada pela GS Inima Brasil, Said e Enorsul, a COMASA tem investido na modernização do sistema de abastecimento de água captada dos córregos Passa Quatro e São Valentim, construção de novas captações de águas superficiais e poços artesianos, na otimização do sistema de esgotamento sanitário. 

A COMASA fez com que o índice de perdas de água tratada caísse de 60% para 20%. A diminuição da vazão do Córrego Passa Quatro, principal manancial que abastece a cidade, levou COMASA, em parceria o Departamento Municipal de Agricultura e Meio Ambiente a implantar o projeto Renascentes do Passa Quatro, mapeando a região da microbacia do Córrego, protegendo e recuperando áreas degradadas por meio de cercamento das margens e plantio de mudas da vegetação nativa.