Sistema Transporte leva mais de 70 painéis temáticos para Belém

07/11/2025
O Sistema Transporte espera ser um articulador multissetorial para debater a transição energética no país, infraestrutura resiliente e descarbonização do setor.

O Sistema Transporte – formado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), pelo SEST SENAT e pelo Instituto de Transporte e Logística (ITL) – levará para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) uma programação com mais de 70 painéis temáticos, reunindo autoridades do governo federal, representantes do setor privado e da sociedade civil. Entre as autoridades oficiais, participam o Ministro dos Transportes, Renan Filho; o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; e o Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho.

Com isto, o Sistema Transporte espera ser um articulador multissetorial para debater a transição energética no país, infraestrutura resiliente e descarbonização do setor. Os painéis serão realizados no espaço próprio do Sistema Transporte, Estação do Desenvolvimento, localizado na área oficial da Green Zone. Entre os destaques estão temas, como: Mudanças climáticas, adaptação, mitigação, infraestrutura resiliente e justiça climática; Finanças Sustentáveis e Crédito Verde; Transição Energética e Descarbonização, Agenda ESG; Inovação Tecnológica; Mobilidade Urbana e Verde; Transição justa e Empregos Verdes. A agenda inclui ainda o lançamento de dois estudos inéditos: o Inventário CNT de emissões de GEE do Setor de Transporte e a Pesquisa Resiliência Climática.

Além disso, haverá a Estação do Desenvolvimento que irá abrigar os side events do Pacto Global da ONU, reforçando a importância do espaço. O Sistema Transporte integra o Hub de Biocombustíveis e Elétricos, criado pelo Pacto como parte da estratégia para a COP30. O Hub funciona como um centro de articulação, reunindo empresas, governo, academia e instituições financeiras para acelerar a adoção de combustíveis renováveis e a eletrificação no transporte. “O Sistema Transporte aderiu ao Programa Pacto Rumo à COP30 e assegurou assento no Comitê Consultivo do Hub, participando de discussões técnicas e formulação de propostas que buscam viabilizar uma transição energética justa, eficiente e financeiramente viável”, conclui Vinicius Ladeira, diretor do Sistema Transporte e Líder do Projeto Transporte e a COP30.

Para viabilizar o Projeto COP30 foram firmados acordos de cooperação técnica com o Ministério dos Transportes, o Ministério de Portos e Aeroportos e Ministério das Cidades, coorganizadores da Estação. No campo institucional, o Sistema Transporte conta com parceria com o Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), o Instituto Ethos, Childhood, SLOCAT, ABANI (Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Navegação Interior), OIE (Organização Internacional dos Empregadores), CEBDS, Iris/Gist Impact e Unicamp. O MoveInfra (Movimento da Infraestrutura) é um dos patrocinadores da Estação do Desenvolvimento e contribui para fortalecer o papel da infraestrutura na transição para uma economia verde, além de ampliar o alcance da iniciativa ao incentivar a participação de mais seis grupos com forte atuação em concessões de transporte e logística multimodal: EcoRodovias, Hidrovias do Brasil, Motiva, Rumo, Santos Brasil e Ultracargo, empresas que atuam em setores estratégicos, como rodovias, ferrovias, portos, hidrovias, aeroportos e mobilidade urbana.bO espaço conta ainda com o patrocínio da GOL Linhas Aéreas, que terá participação ativa nas discussões sobre uma aviação mais sustentável e com menos emissões. Juntaram-se também à iniciativa a ClickBus, que traz para a pauta dos debates o transporte rodoviário de passageiros; e a Eletra, companhia especializada em fornecimento de ônibus elétricos.

Além da programação própria na Green Zone, o Sistema Transporte terá um estande e promoverá quatro painéis na Blue Zone, que contemplam eixos importantes para o debate sobre descarbonização do setor e aceleração da transição energética no país: “Infraestrutura Resiliente e Adaptação Climática no Transporte”; “Pactos Multiníveis e Descarbonização do Transporte”; “Múltiplas Soluções para a Descarbonização do Transporte”; “Financiamento Verde e Políticas Econômicas para o Transporte Sustentável”.A Blue Zone - local onde ocorrem os encontros de negociadores de países e chefes de Estado - é uma área restrita a credenciados, mas a Green Zone, onde está localizada a Estação do Desenvolvimento, espaço do Sistema Transporte, terá acesso livre a todo o público. A programação completa da Estação do Desenvolvimento pode ser conferida no https://publicador.sestsenat.org.br/arquivos/0b184077-b239-4d6f-8f0e-6ec67a0a48ee.pdf.