R$ 311 milhões disponíveis para obras da Sanepar

13/12/2021
37.670 pessoas que passarão a ter acesso à rede de esgoto e a capacidade de reserva de água deve ser ampliada em 7,25 milhões de litro.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) irá financiar a ampliação dos sistemas de esgotamento sanitário e fornecimento de água da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) em seis cidades do estado. A operação beneficiará 37.670 pessoas que passarão a ter acesso à rede de esgoto e a capacidade de reserva de água deve ser ampliada em 7,25 milhões de litro, aumentando a qualidade de vida e a segurança no fornecimento. A expectativa é que durante o período de obras sejam gerados 6.560 postos de trabalho. “As operações do BNDES para o setor de saneamento são fundamentais para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população urbana, contribuindo para a elevação do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) das cidades abrangidas pelos respectivos projetos”, afirma Petrônio Cançado, diretor de Crédito à Infraestrutura do BNDES. 

O BNDES disponibilizará R$ 311,6 milhões para ampliar o sistema de esgoto em Pato Branco e Arapongas, além do incremento na rede de fornecimento de água em Londrina, Dois Vizinhos, Imbituva e Castro. É aguardada uma melhoria na qualidade de vida da população dessas cidades, com reflexos positivos também nas economias locais, seja pela geração de emprego e renda ou pelo aumento da produtividade. “A operação da Sanepar foi a primeira com uma Companhia Estadual de Saneamento Básico após a alteração do marco legal do saneamento, trazendo perspectivas positivas para o fluxo futuro de operações de crédito do BNDES para o setor”, explica Cançado.

“O BNDES tem sido um importante parceiro da Sanepar. Essa parceria se traduz em melhor qualidade de vida para os paranaenses e investimentos da Companhia Paranaense em obras de saneamento básico em várias cidades do estado”, declara o presidente da Sanepar, Cláudio Stabile.

Tags