Obras do Projeto Malha D’água no Ceará estão 67% concluídas
Um consórcio liderado pela Passarelli atingiu cerca de 67% das obras do Projeto Malha D’água, no Ceará, iniciado em 2022, e que prevê a construção de um sistema adutor de água tratada com 47 estações de bombeamento, o que proporciona uma capacidade de vazão total de 540 litros/segundo. O novo sistema vai beneficiar aproximadamente 280 mil pessoas em nove municípios e 38 localidades distintas, resultando em melhorias significativas no acesso à água potável.
O Projeto Malha D’água já tem mais 400 km de adutora executada e faz parte do Sistema Malha D'Água, conhecido como Sistema Adutor Banabuiú-Sertão Central. A captação acontecerá no Açude Arrojado Lisboa, onde a água passa por um processo inovador de ultrafiltração em uma Estação de Tratamento de Água (ETA) e posteriormente vai por aproximadamente 700 km de adutoras. A construção da Captação, ETA e adutora estão em andamento nos municípios de Senador Pompeu, Mombaça e Piquet Carneiro e em fase de teste nos municípios de Banabuiú, Jaguaretama, Solonópole, Milhã e Deputado Irapuan Pinheiro, que compõem o Setor I.
O Projeto Malha D’água é relevante para a região, uma vez que possibilitará o fornecimento direto de água tratada a partir de mananciais com maior garantia hídrica, com o abastecimento seguro e contínuo. A obra, que inicialmente tinha previsão de conclusão em 2027, agora deve ser entregue em 2026, antecipando um ano do cronograma inicial. A obra possui ainda um Programa de Comunicação Social robusto que tem como objetivo criar um canal de comunicação transparente com a comunidade do entorno, principalmente sobre as atividades que possam vir a interferir em seu cotidiano. "A Passarelli tem o compromisso de contribuir para o desenvolvimento sustentável e melhoria da qualidade de vida das comunidades envolvidas no projeto. Essa obra é de extrema importância para a população local, pois garante o acesso à água potável para milhares de pessoas. Além disso, o projeto Malha D’água representa um marco histórico para a companhia, pela sua grandiosidade e significado local. Estamos comprometidos em entregar um sistema adutor de excelência, que promova o desenvolvimento socioeconômico da região”, destaca Paulo Bittar, CEO da Passarelli.