IPT desenvolve calculadora digital que mede consumo

12/08/2023
Após constatar o consumo de água, o consumidor pode checar o quanto poderia ter sido poupado

Um grupo de pesquisadores do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) desenvolveu uma calculadora on-line gratuita que permite mensurar o consumo de água para uma pessoa ou para todos os indivíduos que moram juntos em uma residência, seja em casa ou apartamentos. A ferramenta pode ser acessada pelo endereço https://calculadoradeagua.ipt.br. Após constatar o consumo de água, o consumidor pode checar o quanto poderia ter sido poupado, se fossem utilizados equipamentos economizadores, além de ter uma ideia de quanto da água consumida em uma casa poderia ser, teoricamente, substituída por água da chuva.

A calculadora pode ser usada em computadores e em celulares, por pessoas sem conhecimentos técnicos específicos. O usuário poderá fazer a simulação de consumo de água a partir da introdução de dados de frequência e tempo de utilização da água para as atividades mais corriqueiramente realizadas em ambiente doméstico. A calculadora de água visa atentar o consumidor para o seu comportamento de uso: o resultado é o volume de água utilizado, calculado segundo os dados fornecidos para uso individual ou coletivo, o que possibilita a observação da quantidade de água gasta em cada um dos usos nos diversos ambientes (banheiro, cozinha, área de serviço e, em casas, na área externa) e para a edificação como um todo, considerando o consumo por dia, por mês ou por ano.

Quando o usuário acessa o modo economia de água da ferramenta, ele é convidado a adicionar equipamentos economizadores bastante difundidos (arejadores, redutores de vazão, pulverizadores, descarga dupla para bacia sanitária e lavadoras pressurizadas) e de fácil instalação aos pontos de consumo de água, para constatar a economia potencial gerada a partir de soluções tecnológicas simples. Ao final da etapa, é mostrado o consumo de água com e sem a introdução do equipamento economizador selecionado pelo usuário. A calculadora permite ainda que seja realizada uma simulação da substituição potencial média de água potável por água de chuva, mês a mês ao longo de um ano, informando o percentual de economia de água potável para os usos selecionados. “Isso irá trazer foco para a frequência e o tempo efetivo de uso para as atividades mais corriqueiramente realizadas em ambiente doméstico e as consequências desse comportamento para o consumo de água”, explica o pesquisador Luciano Zanella, um dos responsáveis pelo desenvolvimento da nova ferramenta.

Fomentar o uso eficiente da água é uma das estratégias para promover a educação ambiental, cada vez mais necessária em épocas de variações históricas nos regimes de chuva. Os volumes operacionais dos principais mananciais que abastecem o estado de São Paulo (Cantareira, Alto Tietê e Guarapiranga) estavam com índices de armazenamento, no dia 1º de agosto de 2023, de 78,7%, 67,1% e 66,6%, respectivamente, segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). No entanto, nos três últimos meses deste ano (maio, junho e julho), a pluviometria nos três mananciais foi abaixo da média histórica: no Cantareira, por exemplo, choveram 23,7 mm em maio, 47,9 mm em junho e somente 4,8 mm em julho, enquanto os volumes esperados eram, respectivamente, de 75 mm, 57,2 mm e 44 mm.