Casan promete segurança hídrica no verão 2025/2026
A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) anunciou um investimento de R$ 140 milhões em melhorias nos sistemas de água e esgoto de Santa Catarina, com foco na Estação Verão 2025/2026, período em que o consumo e a demanda por serviços de saneamento tendem a subir com o aumento do fluxo turístico no litoral. O lançamento oficial do plano foi realizado nesta quinta-feira (18), em evento na Praia Brava, em Itajaí, com a presença de autoridades estaduais e do presidente da companhia.
Os recursos serão aplicados em uma série de obras e ações operacionais em diferentes regiões do estado, com destaque para a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Biguaçu — obra de R$ 86,3 milhões que deve entrar em pré-operação já nesta temporada, ofertando capacidade adicional equivalente a mais de 24 piscinas olímpicas por dia ao Sistema Integrado de Abastecimento da Grande Florianópolis. Há também investimentos em novas adutoras, incluindo a da Ponte Pedro Ivo Campos, que vai elevar a vazão de água fornecida à Ilha de Santa Catarina de 560 litros por segundo para 1.000 litros por segundo.
Além de obras de infraestrutura, a CASAN intensificou a manutenção preventiva e operacional de redes de água e esgoto em todo o estado, ampliou equipes de campo e contratou caminhões-pipa e limpa-fossa especialmente para o período de maior demanda. Em localidades como Garopaba, a companhia adicionou 15,4 km de novas redes e aumentou a capacidade de reservação de água em 1,9 milhão de litros, reforçando a segurança hídrica para residentes e visitantes.
No Litoral Norte, as melhorias contemplam manutenção e modernização de estações em municípios como Balneário Piçarras e Barra Velha, com instalação de novas redes e equipamentos de bombeamento que ampliarão o volume disponível para o verão. A companhia também estruturou bases de apoio e reforçou pontos estratégicos de operação nas Estações Elevatórias, reforçando a robustez da prestação de serviços mesmo em picos de consumo e eventuais desafios operacionais.