IFAT participa de iniciativa que busca soluções para desafios hídricos

05/08/2025
Em sua 9ª edição, a premiação apoia talentos da ciência brasileira a compartilharem suas soluções para os desafios hídricos.

A gerente da IFAT Brasil, Marina Roque, integrou a equipe voluntária responsável pela organização da etapa nacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Stockholm Junior Water Prize – SJWP). A etapa nacional da iniciativa, que reconhece jovens de 15 a 20 anos por projetos voltados à sustentabilidade e à resolução de desafios relacionados à água, aconteceu em junho.

Em sua 9ª edição, a premiação apoia talentos da ciência brasileira a compartilharem suas soluções para os desafios hídricos. Após a etapa local, os selecionados irão para o evento internacional durante a Semana Mundial da Água em Estocolmo (entre 24 e 28 de agosto), na Suécia, reunindo representantes de mais de 40 países. “A equipe brasileira é a única 100% voluntária entre todos os países participantes. O prêmio tem registrado crescimento contínuo no número de inscritos e na qualidade dos projetos apresentados”, afirma Marina. 

Segundo a gerente, a participação no evento reforça o compromisso da IFAT com a formação de uma geração mais consciente e preparada para os desafios ambientais. “Ver a dedicação e a criatividade desses jovens é inspirador. Fico honrada em poder contribuir com o estímulo para que pensem em soluções nesta área”, afirma Marina. Os participantes concorrem a três categorias: Prêmio Jovem da Água de Estocolmo, Diploma de Excelência e Voto Popular. No Brasil, ele é promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), pela Junior Water Prize Sweden (JPS) e pela BrazilCham.