Congresso da ABES e FITABES aguardam dez mil pessoas

16/05/2025
O espaço servirá para debater como o setor de saneamento pode contribuir efetivamente para a adaptação às mudanças climáticas e para a construção de cidades mais resilientes.

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, ABES, anuncia a criação do Espaço COP Saneamento, que integrará a programação da FITABES 2025, a Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, realizada entre os dias 25 e 28 de maio, em Brasília (DF). O espaço servirá para debater como o setor de saneamento pode contribuir efetivamente para a adaptação às mudanças climáticas e para a construção de cidades mais resilientes. A proposta é destacar o papel do saneamento nas estratégias de mitigação e, sobretudo, de adaptação, com foco especial na proteção das populações em situação de vulnerabilidade, as mais afetadas por eventos climáticos extremos, insegurança hídrica e ausência de acesso a serviços essenciais.

O Espaço COP Saneamento promoverá apresentações de tecnologias sustentáveis e articulação de parcerias estratégicas para promover propostas concretas para a agenda da COP30 e dar visibilidade internacional às soluções brasileiras para o enfrentamento da crise climática. A iniciativa reforça o compromisso da ABES com a universalização do saneamento e com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), conectando o setor às grandes agendas globais de justiça ambiental e inclusão social. A FITABES reunirá mais de 100 expositores do setor e movimentará R$ 36 milhões na economia local, gerando mais de 1.000 empregos diretos e indiretos e reforçando o papel do turismo de negócios no desenvolvimento urbano. A feira integra o 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, promovido pela ABES, que terá a participação de cerca de 10 mil participantes ao longo de quatro dias. Entre os destaques da programação estão a palestra magna da Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e a participação do Ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho.

O 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (CBESA), promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), entre os dias 25 e 28 de maio, reunirá profissionais, empresas líderes do setor público e privado, pesquisadores e acadêmicos para debater os desafios e soluções inovadoras para o saneamento e a sustentabilidade ambiental no Brasil. O congresso acontecerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e abordará temas fundamentais como saneamento rural, manejo de resíduos sólidos, drenagem urbana, eficiência energética e mudanças climáticas. "O Congresso da ABES é uma oportunidade única de reunirmos todo o setor para discutirmos não apenas os desafios históricos, mas também as soluções inovadoras que podem transformar o saneamento no Brasil. A universalização do acesso à água e esgoto é um passo fundamental para a construção de um país mais justo e sustentável, e é isso que vamos debater intensamente durante os quatro dias de evento", afirma Marcel Sanches, presidente nacional da ABES.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, participará da cerimônia de abertura com palestra magna no dia 26 de maio, das 9h15 às 10h15. Sua presença destaca a urgência de políticas públicas integradas que enfrentem a crise climática e promovam a inclusão social. A ministra tem enfatizado que a COP30, a ser realizada em novembro em Belém, será um marco na transição energética global e na implementação de ações concretas contra as mudanças climáticas. Entre os temas em destaque no congresso está o debate sobre as transformações no setor de saneamento, com foco nas parcerias público-privadas (PPPs), privatizações e concessões. No dia 26 de maio, das 14h15 às 16h00, Munir Abud, presidente da Cesan, será um dos palestrantes que discutirá as perspectivas da universalização do acesso aos serviços de saneamento, abordando os impactos das reformas do setor na gestão pública e nas comunidades atendidas. Outro destaque será a discussão sobre saneamento em favelas e áreas de ocupação informal, marcada para o dia 27 de maio, das 10h30 às 12h15. Com a presença de nomes como Alceu Guérios Bittencourt, ex- presidente da ABES, e Pedro Augusto Freitas, presidente da Água de Manaus, o painel abordará os desafios da universalização dos serviços em regiões vulneráveis, onde a desigualdade histórica e a precariedade urbana exigem soluções inovadoras.

A crise climática será um dos principais focos do congresso, com um painel sobre risco climático no setor de água e esgoto, no dia 28 de maio, das 14h15 às 16h00. Coordenado por Natália Flecher, da Iguá e ABES, o painel reunirá especialistas como Ana Lucia Fonseca Rodrigues Szajubok, da Sabesp, Argemiro Teixeira, da UFMG, e Felipe Ribeiro Bittencourt, da WayCarbon. Eles discutirão os impactos das mudanças climáticas na infraestrutura de saneamento e como o setor pode se adaptar aos eventos extremos. A mediação será de Pedro Luis Franco, da Sanepar. Este debate se alinha às recentes discussões da COP30, que enfatizam a necessidade de integrar o saneamento e a saúde na meta global de adaptação climática. Paralelamente ao congresso, será realizada a FITABES – Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental, que ocupará uma área de 4.000 m2 e contará com mais de 120 expositores de todas as regiões do país. Com expectativa de atrair mais de 10 mil visitantes, a feira será um ponto de encontro para quem busca conhecer as inovações mais recentes em tecnologias de saneamento e meio ambiente, promovendo o networking entre empresas, startups e investidores. Inscrições e programação completa: https://congressoabes.com.br

O 33º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental e a FITABES 2025 preveem público de 10 mil visitantes e negócios de R$ 36 milhões na economia local e gerará mais de 1.000 empregos diretos e indiretos, reforçando o papel do turismo de negócios (MICE) no desenvolvimento urbano. Realizado pela ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), o congresso e a feira ocuparão 4.000 m2 de estandes – com 95% das vagas já comercializadas – e reunirão mais de 100 expositores, sendo 85% empresas privadas e 15% públicas, evidenciando o dinamismo do setor.

Com o tema “Saneamento para quem não tem – inovar para universalizar”, o Congresso da ABES propõe um olhar para além dos indicadores: um chamado à ação para garantir acesso à água e ao esgotamento sanitário como elementos centrais da dignidade humana. Ao longo dos quatro dias, o evento promoverá debates aprofundados sobre temas como privatizações, concessões e parcerias público-privadas, saneamento em favelas e áreas informais e os impactos da crise climática na infraestrutura de água e esgoto.

Em paralelo ao congresso, a FITABES 2025 reunirá mais de 120 expositores e deve atrair cerca de 10 mil visitantes interessados em conhecer de perto as inovações tecnológicas, soluções ambientais e oportunidades de negócio voltadas ao setor. Uma vitrine para o que há de mais atual e necessário em saneamento e sustentabilidade no Brasil. Jornalistas interessados em cobrir o evento devem se credenciar neste link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdcwkfxwQ0ZbmHEuDrN9BTFIxWZlmn79XjerV8DMzqimubnkg/viewform.