Cetrel e DAC recebem prêmio por atuação em Camaçari

13/11/2022
A solenidade de premiação ocorreu dia 10 de novembro, na sede da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), em Salvador.

A Cetrel e a Distribuidora de Águas de Camaçari (DAC) ganharam o Prêmio Polo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente - Prêmio Polo SSMA 2022, na categoria “Ouro 5 Estrelas”. Realizada há 25 anos, a premiação é conferida pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) e reconhece as empresas que possuem as melhores práticas de segurança e sustentabilidade do Polo Industrial de Camaçari. Além da Cetrel e DAC, outras empresas também foram premiadas, como a Braskem (na categoria “Ouro Excelência”).

A solenidade de premiação ocorreu dia 10 de novembro, na sede da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb), em Salvador, durante o encerramento do 2º Seminário de Sustentabilidade e Gestão Ambiental, que apresentou, debateu e promoveu a troca de experiências sobre as inovações tecnológicas e sustentáveis nas áreas de recursos hídricos, solo, gestão, energia e descarbonização. Sempre investimos para ter as melhores práticas em SSMA, porque acreditamos que elas são fundamentais para o excelente funcionamento da Cetrel, da DAC e de todo o Polo Industrial de Camaçari. E isso se reflete em benefício para o meio ambiente e para toda a sociedade”, comentou o gerente de Relações Institucionais da Cetrel, Eduardo Fontoura. 

O prêmio para a Cetrel e para a DAC é fruto do trabalho realizado pelos profissionais de ambas as empresas. A Cetrel é responsável pelo monitoramento ambiental, fornecimento de água, tratamento e disposição final dos efluentes e resíduos industriais, além da distribuição e reúso de água do polo industrial.

As empresas passaram por avaliação de uma comissão formada por mais de 50 auditores e observadores de diferentes empresas, entre julho e outubro deste ano. Segundo Aurinézio Calheira, superintendente de SSMA do Cofic, o prêmio tem como objetivo fomentar a melhoria contínua da gestão de SSMA entre as empresas associadas do polo, por meio de troca de experiências e de rigorosa auditoria. “Nosso Guia de Auditoria de SSMA é um dos mais detalhados protocolos de avaliação que existem no Brasil, já que mede 19 elementos de gestão e mais de 1.400 quesitos, incluindo apresentação de mais de 2.500 evidências pelas empresas que confirmem o desempenho em SSMA, além de entrevistas com diretores, empregados e contratados”, concluiu Calheira. O evento foi promovido pelo Cofic e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com a coordenação envolvendo o grupo de trabalho formado pela BASF, Braskem, Cetrel, Cofic, Corteva, Unigel e o próprio Inema.