CELA e ABIHV promovem evento para apresentar panorama do setor
A consultoria CELA (Clean Energy Latin America) e a Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde (ABIHV) vão reunir grandes empresários e investidores ligados ao hidrogênio verde e ao setor de renováveis para apresentar o atual panorama e os novos modelos de negócios e o futuro dos projetos com o combustível no País. Será realizado o “Horizontes do Hidrogênio Verde: Conjuntura do Hidrogênio Verde no Brasil e Lançamento do CELA Research H2V”, o evento, que acontece no dia 10 de outubro na capital paulista, e vai reunir cerca de 60 executivos ligados ao hidrogênio verde e ao setor de renováveis no Brasil.
No encontro, a CELA e a ABIHV apresentam a atual conjuntura do hidrogênio verde no Brasil e no mundo, incluindo um panorama dos empreendimentos em curso e anunciados no território brasileiro. Os executivos também poderão conhecer a nova plataforma de inteligência de mercado, o “CELA Research – Módulo H2V”, que será lançada oficialmente no evento, com o intuito de oprientar a tomada de decisão de investimentos no Brasil. A ferramenta engloba o “Mapa de Projetos de H2V”, o novo índice de custo de produção do combustível e seus derivados (Índice LCOX Brasil) e os requisitos de enquadramento de projetos nas certificações europeias (Matriz de Conformidade RFNBO-EU H2V), incluindo um estudo de caso na área.
Segundo Camila Ramos, CEO da CELA, já foram anunciados 111 empreendimentos de hidrogênio verde, amônia verde, e-metanol e aço verde em curso no Brasil, com um total de investimentos da ordem de R$ 454 bilhões. “No entanto, a grande maioria dos projetos estão na fase de estudos. Nossa proposta com o evento e com os novos produtos que vamos apresentar é oferecer uma ferramenta estratégica essencial para orientar a tomada de decisão no ambiente de negócios brasileiro. A transição energética e a descarbonização já são uma realidade no País – e o hidrogênio verde pode ter um papel central nesse processo”, comenta. Para Fernanda Delgado, diretora executiva da ABIHV, “o evento será uma oportunidade valiosa para apresentar e ressaltar a concretude dos projetos de hidrogênio, amônia, metanol e fertilizantes verdes, além de discutir temas chave para o desenvolvimento setorial, como a competitividade dos produtos nacionais e a certificação”. Com mais de R$63 bilhões em investimentos, previstos já em 2026, a indústria avança com passos firmes e acelerados rumo à neoindustrialização verde.