Brasil e Reino Unido assinam acordo de cooperação

09/10/2021
A parceria realizará estudos e eventos por meio de plataforma online, onde serão publicados conteúdos e realizados seminários.

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), assinou memorando de cooperação técnica com a British Water, organização representativa da cadeia de abastecimento da indústria de água e esgoto no Reino Unido, com o objetivo de atrair investimentos privados para ações de saneamento básico a serem realizadas no Brasil. O ministro do MDR Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, reforçou as ações em saneamento, já que ainda 100 milhões de brasileiros não possuem tratamento de água e esgoto adequados. “Temos um desafio, mas também a perspectiva da união de todos para alcançarmos a meta de universalização até 2033”, afirmou. “Por isso, fizemos uma modernização do marco regulatório, no ano passado, e tivemos como resultado o aumento do número de investimentos no País. Os cinco leilões realizados até o momento para concessão de serviços de saneamento básico ao setor privado alcançaram R$ 63 bilhões em investimentos”. 

O embaixador do Reino Unido no Brasil, Peter Wilson, afirmou que o acordo é uma conquista. “Enxergamos os desafios, mas também vemos oportunidades aqui. O saneamento básico é prioridade para nós, britânicos, e temos, no Reino Unido, vários casos de sucesso com as parcerias feitas com empresas privadas”, comentou. A parceria com a British Water vai proporcionar a troca de experiência entre as partes sobre questões ligadas ao ambiente regulatório, indo ao encontro do objetivo do MDR de incorporar as melhores práticas internacionais para elaboração e estruturação de projetos de infraestrutura urbana e hídrica. 

A parceria realizará estudos e eventos por meio de plataforma online, onde serão publicados conteúdos e realizados seminários com representantes do setor de saneamento dos dois países. “Acreditamos que este acordo vai colaborar para a melhoria do relacionamento entre o Reino Unido e o Brasil, já que os dois países têm interesse no desenvolvimento mútuo, crescimento e criação de investimentos no setor de saneamento. Essa iniciativa vai nos proporcionar a troca de experiências, essencial para que os avanços aconteçam”, afirmou a diretora executiva da British Water, Lila Thompson.

Tags