Banco do Brasil e Be8 fecham acordo para utilização de biocombustível

21/11/2025
As empresas estabeleceram compromissos de cooperação mútua para a realização de estudos e tratativas com vistas a viabilizar a operação.

Empresa de energias renovávei, a Be8 firmou Protocolo de Intenções com o Banco do Brasil hoje, 21 de novembro, durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), para estudos e tratativas com vistas a viabilizar a substituição do diesel mineral utilizados nos grupos geradores da instituição pelo novo biocombustível Be8 BeVant®. As empresas estabeleceram compromissos de cooperação mútua para a realização de estudos e tratativas com vistas a viabilizar a operação.

No período, será conduzida a análise de compatibilidade técnica, financeira, jurídica, regulatória e operacional do Be8 BeVant® com o parque de grupos geradores instalado, considerando a diversidade de marcas e modelos de equipamentos. Os números de geradores envolvidos e volume a ser ofertado serão definidos após o estudo. “Como instituição financeira mais sustentável do mundo, buscamos continuamente soluções inovadoras que reforcem a nossa agenda de descarbonização”, comentou Francisco Lassalvia, Vice-Presidente de Atacado do Banco do Brasil. “A parceria com a Be8 representa mais um passo concreto nessa trajetória, ao explorar um biocombustível que pode acelerar a transição energética do Banco do Brasil. Estamos comprometidos em ampliar o uso de fontes limpas e elevar o padrão de sustentabilidade das nossas operações”, completou Lassalvia.

Para Erasmo Carlos Battistella, Presidente da Be8, a parceria com o Banco do Brasil é excelente, já que a instituição é uma referência no segmento financeiro global e com comprometimento com a sustentabilidade. “O Be8 BeVant®️ é uma solução de alta performance e pronta para cumprir essa missão de descarbonização. Esta é uma entrega prática da COP 30 e as Conferência das Nações Unidas devem promover as ações efetivas para cumprir as metas de descarbonização”, completou Battistella.

O Be8 BeVant® tem potencial de reduzir até 99% das emissões do tanque à roda quando comparado ao diesel de origem fóssil. Com maior teor de éster, ele reduz até 50% as emissões de CO (monóxido de carbono), até 85% a emissão de materiais particulados e em até 90% de fumaça preta. A qualidade é comprovada com maior lubricidade considerando ULSD (Ultra Low Sulfur Diesel) máximo de 2 ppm, o teor de monoglicerídio é abaixo de 0,25%, a contaminação total residual fica abaixo de 2 ppm e apresenta 35% menos teor de água. O biocombustível é indicado para atender as demandas dos setores de logística, de transportes coletivos e de cargas nos modais rodoviário, hidroviário, marítimo e ferroviário, assim como equipamentos para a produção de minérios e geradores.

A Be8 apresentou junto com a Mercedes Benz o projeto de testes comparativos para avaliação do Be8 BeVant® em motores Euro 6. A chamada “Rota Sustentável COP 30 percorreu mais de 4 mil quilômetros por estradas brasileiras, de Passo Fundo (RS) e indo até Belém (PA), sede da COP30. O teste indicou que foram reduzidas em aproximadamente 99% as emissões de gases de efeito estufa (GEE) na avaliação do novo biocombustível no processo de combustão (conceito do “tanque à roda”). Os cálculos preliminares realizados pelo Instituto Mauá de Tecnologia, que realizou as medições de acordo com protocolos técnicos robustos, transparentes e auditáveis, ao final da caravana. “Esta foi uma jornada feita com precisão em planejamento e excelência em realização para demonstrar o Be8 BeVant® como solução de descarbonização para o agora para os vários modais de transporte e motores estacionários como os geradores”, destaca Camilo Adas, Diretor de Transição Energética e Relações Institucionais da Be8.