ANA lança estudo sobre tragédia gaúcha de 2024

28/04/2025
A publicação é um diagnóstico técnico-científico sobre as enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul, destacando seus impactos socioeconômicos e ambientais no estado.

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realiza uma live dia 30 de abril, às 9h30, por meio de seu canal no YouTube https://www.youtube.com/live/3SAuNYYIKbMpara o lançamento do estudo ‘As Enchentes no Rio Grande do Sul – Lições, Desafios e Caminhos para um Futuro Resiliente’. O levantamento sobre o desastre ocorrido, entre abril e maio de 2024, no Rio Grande do Sul foi produzido por membros do Grupo Técnico de Assessoramento para Estudos Hidrológicos e de Segurança de Infraestruturas de Reservação e de Proteção das Cheias no Estado do Rio Grande do Sul (GTA RS), coordenado pela ANA.

Desenvolvido desde as enchentes de 2024, o trabalho é concentrado no entendimento desse que foi o maior desastre natural da história do Rio Grande do Sul e na discussão de orientações que têm sido aplicadas na reconstrução, recuperação e realocação de infraestruturas danificadas, além de medidas para a proteção das pessoas que vivem nas áreas impactadas pelo desastre. A publicação é um diagnóstico técnico-científico sobre as enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul, destacando seus impactos socioeconômicos e ambientais no estado. Além disso, o levantamento oferece subsídios para a reconstrução das áreas afetadas e apresenta estratégias que priorizem a resiliência hídrica e a prevenção de futuros desastres decorrentes de enchentes.