ABAL lança exposição ‘Fantástico Mundo do Alumínio’

10/11/2025
O visitante percorre quatro estações que revelam, de forma sensorial e educativa, como o alumínio está presente na vida cotidiana e nas soluções para a sustentabilidade global.

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) inaugurou dia 9 de novembro a exposição “O Fantástico Mundo do Alumínio”, uma experiência imersiva instalada na FreeZone Cultural Action, na Praça da Bandeira, em Belém (PA), em uma programação paralela à COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. A mostra ficará aberta ao público todos os dias até 21 de novembro, com entrada gratuita, das 9h às 22h. A exposição instalada em um imponente domo geodésico convida o público a uma jornada interativa pelo universo do alumínio, apresentando o papel desse metal leve, durável e infinitamente reciclável na construção de um futuro de baixo carbono. O visitante percorre quatro estações que revelam, de forma sensorial e educativa, como o alumínio está presente na vida cotidiana e nas soluções para a sustentabilidade global.

A primeira estação destaca as práticas sustentáveis da indústria, com vídeos exibidos em um telão que mostram ações de economia circular, reciclagem eficiente, uso de energia limpa e inovação para descarbonização. Em seguida, o visitante conhece a origem do alumínio, desde a extração da bauxita até o metal primário, com projeções holográficas e amostras reais de bauxita, alumina e alumínio. A terceira etapa apresenta, de forma gamificada, as diversas aplicações do alumínio, enquanto a última estação, dedicada ao legado e à transição justa, evidencia o impacto social do setor, com iniciativas voltadas à capacitação, geração de empregos e desenvolvimento comunitário. O domo da ABAL também conta com uma programação de painéis sobre temas como mobilidade sustentável, energia limpa, economia circular, reciclagem e transição justa. A programação completa está disponível no site da Associação. “Todos os anos, a ABAL participa das discussões da COP dentro da Blue Zone e da Green Zone, mas este ano é diferente, porque estamos realizando a COP no coração da Amazônia. Este espaço aqui tem como objetivo ser uma fonte de diálogo, de conhecimento e de conexão com toda a sociedade, uma forma acessível e interativa de mostrar como o alumínio é um aliado essencial na construção de um futuro de baixo carbono”, afirma Janaina Donas, presidente-executiva da ABAL.

A exposição da ABAL faz parte da programação da FreeZone Cultural Action, espaço idealizado pelo Instituto Artô e apoiado pela associação e por empresas do setor. Localizada na Praça da Bandeira, a FreeZone é um ambiente educativo e cultural que transforma a Conferência em uma experiência viva, conectando a agenda climática global ao cotidiano das pessoas por meio da arte, da ciência e da cultura. Com entrada gratuita e programação contínua, o espaço conta com arenas, oficinas, shows e painéis temáticos. “A COP30 coloca o Brasil e a Amazônia no centro do diálogo climático global, e a presença da ABAL se propõe a ser um convite à cooperação e ao diálogo. A FreeZone amplia esse alcance ao envolver a sociedade, unindo ciência, arte e cidadania em torno de um mesmo propósito: inspirar cada pessoa a se reconhecer como parte da solução”, completa Janaina.