7º Simpósio de Ciência e Tecnologia Ambiental tem foco em eventos climático extremos

02/08/2025
Diversos especialistas que vão compartilhar conhecimentos e experiências em minicursos, mesas redondas, visitas técnicas e apresentações de estudos e cases.

O 7º Simpósio de Ciência e Tecnologia Ambiental acontece entre os dias 26 a 29 de agosto, em Itajaí (SC) e contará com a presença de diversos especialistas que vão compartilhar conhecimentos e experiências em minicursos, mesas redondas, visitas técnicas e apresentações de estudos e cases. O evento é promovido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). As atividades do Simpósio acontecem no Campus Professor Edison Villela (Itajaí), são gratuitas e abertas à comunidade interessada. A programação é organizada por acadêmicos, professores e pesquisadores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental – PPGCTA, Escola Politécnica e Escola de Ciências da Saúde da Univali. “O evento segue o mote ‘Eventos Climáticos Extremos: Mitigação e Adaptação’ e vai promover o encontro entre a divulgação científica de estudos, pesquisas e atividades de extensão universitária e os cases implementados pelos setores público e privado.”, conta a professora da Univali, Vivian de Mello Cionek.

A coordenadora de políticas públicas do Observatório do Clima e ex-presidente do Ibama, Suely Mara Vaz Guimarães de Araújo e o professor da Universidade Nova de Lisboa, José Carlos Ferreira, vão palestrar na mesa redonda sobre Mitigação e Adaptação em Ambientes Urbanos. “Além de uma representante do Observatório do Clima, uma das organizações da sociedade civil mais importantes na atuação frente às mudanças climáticas, nesta mesa teremos um estudioso das infraestruturas verdes e serviços territoriais, com estratégias para adaptação à mudança climática, avaliação e gestão da vulnerabilidade e do risco em territórios complexos”, observa a professora da Univali, Vivian Cionek.

Para a mesa redonda com debate sobre medidas de Mitigação e Adaptação para Ambientes Aquáticos – de água doce e marinha, estão confirmadas a docente da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e coordenadora do Napi Águas (Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação) no Paraná, Yara Moretto. Na mesma mesa, estará o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Luis Felipe Mendonça. “A professora Yara trabalha com indicadores e índices de vulnerabilidade e exposição aos efeitos das mudanças climáticas em setores estratégicos. Já o professor Mendonça, atuou na criação de um sistema de monitoramento integrado para a costa do Rio Grande do Sul, para enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas.”, adianta a docente da Univali.  

A palestra de abertura da programação será ministrada pelo professor da UFPR, André Padial. Na ocasião, o estudioso vai compartilhar resultados e projetos sobre mudanças climáticas em ambientes aquáticos de água doce. Além disso, a programação do Simpósio inclui minicursos voltados à capacitação para enfrentamento das mudanças climáticas. Há formações sobre os temas de cartografia dos riscos socioambientais, planejamento climático municipal, mapeamento de áreas vulneráveis às mudanças climáticas em SIG e ESG nas organizações. Visitas técnicas, apresentações de trabalhos científicos, rodas de conversa com alunos do Programa de Doutorado Interinstitucional entre o PPGCTA da Univali e da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) e bate-papo com egressos do PPGCTA são mais atrações do Simpósio.

Os detalhes, a programação completa e o link de inscrição para o 7º Simpósio de Ciência e Tecnologia Ambiental: Eventos Climáticos Extremos - Mitigação e Adaptação, estão disponíveis em univali.br/eventos. O Simpósio é realizado com o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina – CREA/SC e pela TWRA (Aliança Tropical de Pesquisa da Água). A iniciativa também tem apoio institucional do Porto de Santos.