Medidor ultrassônico será testado no RS

27/03/2023
Produto foi desenvolvido com tecnologia 100% nacional

Com a participação da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) foi lançado um medidor de água ultrassônico (IoTA), produto desenvolvido com tecnologia 100% nacional, pela empresa Flowen, fundada pelas brasileiras Meta e Ayga. O projeto-piloto do medidor tem como meta verificar com precisão o consumo e permite a gestão remota de operações, como a ligação e o corte remoto de água. Com isto, chega ao fim a necessidade da medição manual e o acesso presencial de profissionais e técnicos aos medidores, além da transparência quanto aos gastos individuais de cada empreendimento ou consumidor. 

O medidor de água ultrassônico (IoTA) é integrado a uma plataforma de análise de dados, que oferece números detalhados sobre o consumo hora a hora, a necessidade de manutenção, o indício de vazamentos ou de falta de água, a previsão de consumo, entre tantas outras informações de monitoramento de toda a rede operacional. Além de apoiar a Flowen no desenvolvimento técnico das soluções, no teste e na validação da tecnologia pioneira, a Corsan acompanha a iniciativa desde 2020 e já utiliza em caráter experimental mais de 250 medidores de alta precisão para o monitoramento eficiente da operação. “O nosso setor precisa buscar soluções inovadoras para os seus processos. Parcerias como esta contribuem para qualificar e dar ainda maior confiabilidade aos nossos serviços, podendo oferecer mais facilidade para nossos clientes”, comenta o diretor-presidente da Corsan, Roberto Barbuti.

O processo de testagem incluiu a implementação do equipamento associado à plataforma de inteligência de dados em diferentes condições climáticas e geográficas, em ambientes de calor extremo e de frio, como no Litoral e na Serra, para a garantia da eficiência, da confiabilidade e da precisão das soluções de leitura e medição do curso da água. O produto desenvolvido recebeu investimento de R$ 25 milhões e os criadores apostam na aplicação de tecnologias como internet das coisas (IoT) e big data para a gestão e o monitoramento eficiente do curso das águas. A consultoria Bluefield Research indica que o mercado de água inteligente nos Estados Unidos deve movimentar até US$ 20 bilhões em despesas operacionais e de capital até 2025.