Ferramentas de IoT para combater desperdício

26/09/2022
O Brasil tem uma taxa de desperdício na distribuição de água superior a 40%, volume que poderia atender 66 milhões de brasileiros por ano.

Em julho, a ATIVA Soluções ampliou seu portfólio de produtos para o setor de saneamento com a aquisição da Astrum e, desta forma, tornou-se parceira da multinacional chinesa Shenzhen Kaifa Technology (Chengdu) Co. Ltd., uma das líderes mundiais em dispositivos de IoT. Para Silvio Antunes, Chief-Customer Officer (CCO) da ATIVA, a expectativa é que as vendas da empresa cresçam 100% junto às concessionárias. "Hoje os hidrômetros inteligentes que disponibilizamos no mercado brasileiro ajudam a melhorar a eficiência na distribuição e medição de água em tempo real e colaboram com a redução das perdas", diz o executivo.

O Brasil tem uma taxa de desperdício na distribuição de água superior a 40%, conforme o Estudo de Perdas de Água do Instituto Trata Brasil de 2022. Este volume poderia atender 66 milhões de brasileiros por ano. Na comparação com outros países, o estudo mostra que o Brasil detém um dos piores desempenhos de efetividade de abastecimento de água no mundo, na 42ª posição entre 45 países analisados. As perdas de água podem decorrer de vazamentos, erros de medição e consumos não autorizados. "Uma taxa de desperdício elevada significa um custo maior para todo o sistema. Ou seja, as empresas são ineficientes e o consumidor acaba pagando mais para compensar as perdas da rede como um todo", analisa Antunes. 

A meta estabelecida pelo Marco Regulatório do Saneamento Básico, aprovado em 2020, prevê uma redução das perdas para 25% ao ano em 2033. "Para chegar a este patamar, é preciso intensificar o uso de tecnologias inteligentes. Com os dispositivos de IoT, a ATIVA oferece atualmente soluções para empresas, como Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) e a BRK Ambiental. No caso da Embasa, a ATIVA instalou um sistema completo de monitoramento de pressão e vazão para o gerenciamento de recursos hídricos, o que reduziu o desperdício de água das operações da empresa. O equipamento, completamente autônomo, realiza transmissões via NBloT para uma plataforma de gerenciamento remoto, e permite acompanhamento em tempo real pelos gestores. Desta forma, é mais fácil identificar falta de água em pontos específicos ou então vazamentos inesperados causados por pressão excessiva da rede. Até o fim do ano, de acordo com Antunes, a ATIVA Soluções deverá ampliar o parque de equipamentos instalados, contribuindo, assim, para a maior eficiência de seus clientes.