Enfil fornece tecnologia para modernizar ETA Xerém
A Estação de Tratamento de Água (ETA) Xerém, operada pela CEDAE – Companhia Estadual de Águas e Esgotos, passou por modernização com a adoção do flocodecantador, tecnologia fornecida pela Enfil que ajudou a elevar os padrões de eficiência e qualidade no tratamento da água distribuída à população da região - com vazão máxima de 1.600 litros por segundo.
O sistema é responsável por otimizar etapas essenciais como coagulação e floculação, promovendo a rápida formação e separação de impurezas no início do processo de tratamento. Esses processos resultam um menor consumo de coagulantes e maior eficiência na remoção de partículas, cor e turbidez — indicadores fundamentais para a qualidade da água. Na ETA Xerém, o flocodecantador acelera o processo de decantação para a remoção de partículas sólidas e é responsável por garantir uma recuperação de 99% da água bruta que entra no sistema — exigência prevista em edital. Essa eficiência melhora significativamente a performance da estação e minimiza a perda de água durante o processo de tratamento.
Os ganhos gerados com a modernização da ETA geraram uma operação mais estável, segura e sustentável, reforçando a confiabilidade no abastecimento e contribuindo diretamente para a segurança hídrica de Duque de Caxias e municípios vizinhos. A parceria entre Enfil e CEDAE reafirma o potencial da engenharia nacional em oferecer soluções de alto desempenho para os desafios do saneamento básico. A implementação do flocodecantador demonstra como inovação tecnológica e compromisso ambiental podem caminhar juntos em prol da universalização do acesso à água tratada de qualidade.