Volkswagen Caminhões e Ônibus e EcoRodovias testam combustível renovável
A Volkswagen Caminhões e Ônibus e a EcoRodovias iniciaram testes para avaliar o rendimento e a confiabilidade do B100, biodiesel 100% renovável de origem vegetal no atendimento rodoviário da concessionária Ecovias Noroeste Paulista, no interior de São Paulo. A iniciativa reforça os compromissos do Programa Futuro da companhia que promove ações que deixem um legado ainda mais sustentável às próximas gerações. O objetivo dos testes do B100 é verificar a eficiência do combustível aplicado à realidade de operação rodoviária, avaliando desempenho, consumo, impacto no ciclo de manutenção dos veículos (como desgaste do motor e substituição de peças) e confiabilidade em situações reais de trabalho.
O B100 é uma alternativa alinhada à estratégia de Descarbonização da Volkswagen Caminhões e Ônibus alinhada com novas aplicações de energia mais sustentável, em substituição ao diesel fóssil tradicional, para a propulsão mecânica de seus veículos. Produzido 100% a partir de soja, pode reduzir em até 90% as emissões de CO2, na comparação com o produto convencional, de acordo com estudos da Agência Nacional do Petróleo (ANP), da Abiove e da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Os testes vão durar 12 meses e serão aplicados em quatro caminhões Volkswagen: 1 Meteor 29.530 - aplicação guincho, 2 Delivery 11.180 - aplicação guincho e 1 Constellation 17.190 aplicação pipa. “Na nossa trajetória como empresa de soluções em transporte sustentável, seguimos firmes no compromisso com a sustentabilidade e a inovação. Por isso, a realização de testes com 100% biodiesel, em parceria com a EcoRodovias, visa validar o uso desse combustível como uma rota de descarbonização, aprimorando o desempenho, a eficiência e a confiabilidade operacional de nossos veículos. Dessa forma, contribuímos para o avanço do setor rodoviário em direção a práticas mais sustentáveis e alinhadas com metas climáticas”, afirma Rodrigo Chaves, vice-presidente de Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
Os testes com o B100 estão alinhados às metas de emissões de gases de efeito estufa previstas na Agenda ESG 2030 da EcoRodovias, que incluem reduções de 25% até 2026 e de 42% até 2030 nas emissões de Escopo 1 (emissões diretas das operações da empresa) e Escopo 2 (emissões indiretas provenientes da energia adquirida pela companhia). “Uma parte relevante das nossas emissões de Escopo 1 vem da frota movida a diesel, composta por guinchos, ambulâncias e caminhões de apoio. Temos avaliado ao longo dos anos diferentes combustíveis e tecnologias e entendemos que o biodiesel B100 tem potencial de oferecer ganhos ambientais expressivos, com custos de adaptação relativamente baixos”, explica Monica Jaén, diretora de Sustentabilidade do Grupo EcoRodovias.
O abastecimento para os testes será realizado por um caminhão comboio da Petroservice, subcontratada da F8 Fuel, a partir de um tanque instalado na base de Serviços de Atendimento ao Usuário (SAU 2), em Araraquara (SP). O combustível é fornecido pela Brejeiro, tradicional produtora de biodiesel de soja. Os veículos receberão as adequações específicas e acompanhamento técnico contínuo da Volkswagen Caminhões e Ônibus e EcoRodovias para análise de desempenho e eventuais ajustes durante os testes.