Veolia adquire EcoVital e a principal planta de incineração da AL

10/11/2025
A aquisição representa um movimento estratégico para a empresa ao permitir a expansão de sua atuação no mercado brasileiro de incineração.

A Veolia concluiu a aquisição da EcoVital, empresa brasileira sediada em Sarzedo, Minas Gerais, especializada no tratamento térmico de resíduos industriais perigosos (Classe I). Com a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), a Veolia incorpora às suas operações uma das maiores e mais modernas plantas de incineração da América Latina, ampliando sua presença em mais um estado no Brasil.

Inaugurada em 2014, a plantada EcoVital processa 48.200 toneladas por ano e utiliza tecnologia de ponta e rígidos controles ambientais, incluindo um sistema de neutralização seca para efluentes gasosos que assegura alta eficiência e segurança. A Veolia assumirá imediatamente as operações e, desta forma, passa a integrar 50 colaboradores ao seu quadro de funcionários, e mantém o compromisso de preservar a excelência operacional e investir em inovações que promovam a sustentabilidade e a segurança em diversos setores industriais. A aquisição representa um movimento estratégico para a empresa ao permitir a expansão de sua atuação no mercado brasileiro de incineração, oferecendo serviços de tratamento de resíduos perigosos e reforçando sua posição como principal fornecedora de soluções ambientais abrangentes para órgãos públicos e a indústria nacional.

A Veolia opera 57 plantas de incineração em todo o mundo e, em 2024, essas instalações processaram a incineração de 1,76 milhão de toneladas de resíduos industriais e hospitalares perigosos. “Nos últimos cinco anos, a Veolia dobrou suas operações por meio de crescimento orgânico e aquisições no Brasil, entregando valor econômico, ambiental e social significativo para empresas e comunidades locais. A aquisição é um marco importante em nossa estratégia de crescimento tanto no Brasil quanto na América Latina, agregando tecnologia essencial para o tratamento dos resíduos industriais mais sensíveis”,afirmou Pedro Prádanos, CEO da Veolia no Brasil. “Com essa iniciativa, a Veolia reafirma seu crescimento em despoluição, alinhada ao plano estratégico GreenUp 24-27. A unidade neutraliza componentes perigosos ao eliminar ou reduzir o volume de resíduos, diminui as emissões de poluentes, atende às rígidas normas ambientais e assegura aos clientes a remoção de passivos ambientais”.