Unipar e Atlas Renewable vão construir parque

22/07/2021
Complexo terá capacidade instalada de até 239 MW solares, no município de Pirapora (MG).

A produtora de cloro, soda e PVC Unipar e a Atlas Renewable Energy, companhia internacional especializada em energia renovável, assinaram parceria para construir e operar um parque de geração de energia solar. O início das obras está previsto para o final do segundo semestre deste ano, com o começo das operações estimado em junho de 2022.

A parceria para geração de energia a partir de placas fotovoltaicas contempla a operação de um complexo com capacidade instalada de até 239 MW solares, no município de Pirapora (MG). O acordo prevê um PPA de longo prazo de parte da energia com a própria Unipar. O projeto "Lar do Sol Casablanca II" fornecerá o equivalente de energia a 261.662 residências, de acordo com o consumo médio das famílias brasileiras. O parque vai evitar também a emissão de aproximadamente 40.500 toneladas métricas de CO2 por ano – o equivalente a tirar 16.200 carros das ruas de São Paulo (SP).

“Mais um movimento em busca de soluções sustentáveis que melhoram os esforços da companhia na busca por matrizes de energia a partir de fontes renováveis, garantem o acesso ao insumo essencial para a operação e geram maior competitividade por meio da autoprodução. O total de energia gerada para a Unipar será suficiente para produzir cloro para tratamento de água para mais de 60 milhões de pessoas", afirma Maurício Russomanno, CEO da Unipar. O acordo desta operação inclui um contrato de PPA com duração de 19 anos. O parque gerará 1.200 oportunidades de trabalho na localidade. Iniciativa que vai fomentar a inclusão e o desenvolvimento em Pirapora, incluindo programas de capacitação para mulheres na implantação do parque de geração de energia solar.