TTS Energia instala módulos fotovoltaicos em centro tecnológico da Henkel

10/09/2025
A iniciativa tem a parceria da Athié Wohnrath, especializada em construções sustentáveis, e contempla a instalação de mais de 580 módulos fotovoltaicos.

Empresa de engenharia e construção de usinas solares no Brasil, a TTS Energia implementou sistema de energia solar no primeiro centro tecnológico da Henkel na América Latina. A iniciativa tem a parceria da Athié Wohnrath, especializada em construções sustentáveis, e contempla a instalação de mais de 580 módulos fotovoltaicos (painéis solares). O sistema fotovoltaico será dividido em duas miniusinas: uma instalada na laje do edifício e outra sobre a cobertura do estacionamento (carport). Juntas, as estruturas terão uma potência instalada de aproximadamente 360 kilowatts (kWp).

Com sede em Jundiaí, o novo complexo da Henkel se destaca pela incorporação de soluções sustentáveis, como o uso de madeira engenheirada e a geração própria de energia solar. Denominado de Henkel Inspiration Center Jundiaí, o centro tecnológico vai abrigar um ecossistema colaborativo para o desenvolvimento de inovações e soluções para a unidade de negócios de tecnologias adesivas (Adhesive Technologies), além de ser um centro de treinamento, capacitação e interação com clientes e parceiros na região. A inauguração do centro está prevista para o primeiro trimestre de 2026. “Ter um sistema fotovoltaico instalado traz uma nota ainda maior para a obtenção desse reconhecimento e o projeto da TTS Energia atende perfeitamente parte dessas premissas, além de trazer economia e sustentabilidade às operações na Henkel, reforçando as políticas de ESG da companhia”, comenta Jacques Hulshof, diretor executivo da TTS Energia. Quando estiver concluído, o Henkel Inspiration Center Jundiaí deve obter a certificação LEED Gold, que atesta a adoção de práticas de construção sustentável e a redução do impacto ambiental dos edifícios. A Athié Wohnrath será responsável pela integração das características estruturais que utilizam madeira engenheirada – uma abordagem que não apenas promove a sustentabilidade, mas também redefine os padrões construtivos na indústria.