TETO Brasil e Insper lançam Panorama Climático das Favelas
A TETO Brasil realizou estudo em parceria com o Centro de Estudos das Cidades - Arq. Futuro, do Insper, e lançará no próximo dia 14 de outubro, às 9h, no Auditório do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT) – Universidade de Brasília, o Panorama Climático das Favelas e Comunidades Invisibilizadas. O levantamento mapeou 119 comunidades em todas as regiões brasileiras para dar voz aos territórios que estão suscetíveis aos efeitos da crise climática e, ao mesmo tempo, são constantemente ignorados pelas ações e debates de combate à crise climática. Essas comunidades representam um conjunto estimado de 606.401 famílias brasileiras.
O evento é gratuito, tem vagas limitadas, e a inscrição prévia pode ser feita pelo https://www.sympla.com.br/evento/teto-brasil-panorama-climatico-das-favelas-e-comunidades-mais-invisibilizadas-do-brasil/3096717. O encontro contará com a presença da vice-presidente de Habitação, da Caixa Econômica Federal, Inês da Silva Magalhães, que participa de uma mesa-redonda para debater sobre os resultados do estudo com Luana Alves, do Ministério das Cidades e Maurício Guerra, do Insper. Também está prevista uma mesa territorial, mediada pela Diretora de Relações Institucionais e Incidência da TETOBrasil, onde lideranças comunitárias de vários Estados trarão o ponto de vista de suas comunidades sobre como devemos agir frente à crise climática.
As favelas e comunidades mapeadas pelo Panorama Climático se caracterizam pela vulnerabilidade extrema até quando comparadas com outros territórios marginalizados. Dentre esses territórios, 36% não possuem ponto de coleta de lixo interno, o que favorece o descarte inadequado de resíduos, e dois em cada cinco lideranças entrevistadas afirmam que as pessoas já passam fome em suas comunidades.